MUDANÇA NO COMÉRCIO DE BENS DOS ESTADOS UNIDOS:
IMPORTAÇÕES POR PAÍSES
Adaptado de piie.com.
O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países.
A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:
- A) difusão espacial das fontes de matéria-prima
- B) integração nacional dos centros de tecnologia
- C) redistribuição territorial das atividades industriais
- D) concentração regional dos mercados consumidores
Resposta:
A alternativa correta é letra C) redistribuição territorial das atividades industriais
Resolução
GABARITO LETRA C
A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:
a) difusão espacial das fontes de matéria-prima
ERRADA. A propagação espacial de matéria-prima não interfere nas mudanças dos locais de origem dos bens. As mudanças observadas no gráfico da questão podem ser explicadas pelo reordenamento dos processos produtivos em escala global, diretamente relacionado com o processo de desconcentração industrial. Com a nova onda Industrial Técnico-Científico-Informacional, as indústrias começaram a se desconcentrar de países desenvolvidos, e começaram a buscar mão de obra barata em países emergentes devido a mão-de-obra mais barata, incentivos fiscais, proximidade da matéria-prima, custos operacionais.
b) integração nacional dos centros de tecnologia
ERRADA. A integração nacional de tecnologia não é compatível com a ideia de comercio de bens via importação (entrada de produtos originários de outro país) porque ela entra no plano internacional. A mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela desconcentração espacial da indústria. Paralelamente à desconcentração industrial, ocorre uma descentralização do capital e do trabalho. As indústrias vão para os locais onde os custos de produção sejam menores: salários mais baixos; os preços dos terrenos são menores; onde não haja congestionamentos e poluição; isenções de impostos; onde existam matérias-primas e fontes de energia em lugares vizinho.
c) redistribuição territorial das atividades industriais
CORRETA. As informações do gráfico, legenda e titulo pode ser explicada pela desconcentração industrial. Dentro do atual sistema financeiro internacional (capitalismo econômico), as empresas procuram aproveitar-se ao máximo das novas tecnologias no estreitamento dos lugares. Por esse motivo, a política de implantação e distribuição industrial foi remodelada pela globalização. A localização geográfica é determinada no interior dos grupos pelo jogo de interesses e garantias de lucros a curto e longo prazo.
d) concentração regional dos mercados consumidores
ERRADA. A concentração regional limita-se a uma determinada área de abrangência. O gráfico mostra alterações nas importações (esfera internacional). O processo de globalização intensificou a desconcentração industrial. Muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços geográficos, na busca de vantagens econômicas, incentivos fiscais, menores custos de produção, mão-de-obra barata, mercado consumidor significativo e atuação sindical pouco expressiva.
Deixe um comentário