Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Nas últimas décadas do século XX, o número de migrantes internacionais aumentou de forma significativa […] por causa das disparidades econômicas entre os países” (TERRA, L; ARAÚJO, R; GUIMARÃES, R. Conexões- Estudos de Geografia Geral. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 327)

Sobre as migrações no contexto da globalização podemos afirmar que

I– a globalização tem facilitado as migrações, devido tanto à redução do custo dos transportes quanto à expansão dos meios de comunicação.

II– embora os EUA e o núcleo mais próspero da União Europeia sejam as duas maiores zonas de atração de fluxos migratórios do mundo, países situados no Oriente Médio são os que possuem maior percentagem de imigrantes na população.

III– a crescente necessidade de mão de obra imigrante por parte da Austrália tem levado esse País a estimular a imigração através de políticas imigratórias menos seletivas.

IV– no México, o recebimento de remessas financeiras de seus milhares de emigrados constitui uma das maiores fontes de divisas do País.

V– as restrições cada vez mais rígidas impostas pelos países desenvolvidos à imigração clandestina, aliada à constante vigilância de suas fronteiras, têm impedido o crescimento do número de imigrantes ilegais no mundo.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I, II e IV

GABARITO LETRA C

 

Nas últimas décadas do século XX, o número de migrantes internacionais aumentou de forma significativa […] por causa das disparidades econômicas entre os países” (TERRA, L; ARAÚJO, R; GUIMARÃES, R. Conexões- Estudos de Geografia Geral. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 327)

 

Sobre as migrações no contexto da globalização podemos afirmar que

 

I- a globalização tem facilitado as migrações, devido tanto à redução do custo dos transportes quanto à expansão dos meios de comunicação.

CORRETA.  A globalização tem por característica encurtar distâncias, facilitar a comunicação e o transporte entre lugares distantes do planeta, fazendo supor que ela contribui para o aumento do fluxo migratório, o que sem dúvida tem ocorrido nas últimas décadas. Esse processo tem impulsionado a migração internacional no sentido Sul-Norte (países em desenvolvimento para países desenvolvidos), principalmente por conta de fatores econômicos e sociais, como: exclusão social, desemprego, crise ambiental global, conflitos armados internos, a universalização das aspirações de consumo, dentre outros.

II- embora os EUA e o núcleo mais próspero da União Europeia sejam as duas maiores zonas de atração de fluxos migratórios do mundo, países situados no Oriente Médio são os que possuem maior percentagem de imigrantes na população.

CORRETA.  Os países do Oriente Médio são os que têm maior percentual de imigrantes em suas populações. Segundo a ONU, quem encabeça a lista são os Emirados Árabes, onde 88% dos habitantes nasceram além das fronteiras. Dubai e Abu Dhabi costumam ser as cidades escolhidas para residência. Elas abrigam principalmente trabalhadores dispostos a aceitar empregos de baixa qualificação. O Qatar, com 77%, e Kwait, com 74% também apresentam população composta por estrangeiros.

III- a crescente necessidade de mão de obra imigrante por parte da Austrália tem levado esse País a estimular a imigração através de políticas imigratórias menos seletivas.

ERRADA. A Austrália recruta mão-de-obra com qualificações necessárias ao país. O país nos últimos anos tem apresentado muitas oportunidades em diversas áreas. Faltam engenheiros, médicos e profissionais de TI, padeiros, bombeiros hidráulicos e jogador de futebol. No entanto o imigrante precisa seguir uma série de requisitos para ocupar a vaga. Segundo o Programa de Imigração para Profissionais Qualificados (Skilled Visa) da Austrália, o estrangeiro pode solicitar o visto permanente, um similar ao green card americano. Para pedir, é preciso ter uma profissão dentre as listadas pelo governo como necessitando de mão de obra; reconhecer sua formação na Austrália; ter nível avançado de inglês e atingir uma pontuação mínima num questionário que avalia qualificação e experiência profissional, obedecendo à idade-teto.

IV- no México, o recebimento de remessas financeiras de seus milhares de emigrados constitui uma das maiores fontes de divisas do País.

CORRETA.  As remessas são fundamentais para vários países em desenvolvimento, como China, Índia e México, na medida em que são, segundo a Organização Internacional do Trabalho, a segunda fonte de financiamento para esse grupo de países, ficando somente atrás do Investimento Direto Externo (IDE). As remessas financeiras podem ser utilizadas para financiar pequenos investimentos, atender às necessidades de consumo imediatas e para ampliar o bem-estar e a renda dos familiares que não migraram. No caso do México, a remessa internacional acaba sendo uma das principais fontes de receita. Observe a imagem a abaixo.

 

 

V- as restrições cada vez mais rígidas impostas pelos países desenvolvidos à imigração clandestina, aliada à constante vigilância de suas fronteiras, têm impedido o crescimento do número de imigrantes ilegais no mundo.

ERRADA. As restrições e constantes vigilâncias não impediu o aumento no número de imigrantes ilegais no mundo. Dentre os principais elementos que impulsionam as migrações podem ser citados por guerras, conflitos, entre eles os econômicos, políticos e culturais e sociais.

Desse modo, nos últimos anos o número de imigrantes ilegais tem crescido. Citando dois exemplos temos os Estados Unidos e Europa. Nos Estados Unidos, entre 1990 e 2007 o número de imigrantes ilegais quase triplicou, passando de 3,5 milhões para o número sem precedentes de 12,2 milhões. Na Europa, o número de imigrantes irregulares aumentou substancialmente após a onda de conflitos no Oriente Médio (em especial o caos na Líbia), a pressão demográfica na África, próprias dificuldades da UE para administrar de forma homogênea suas fronteiras, entre outros.

 

Logo, os itens I,II e IV estão corretos e os itens III e V estão errados.

 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *