Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Neste mundo globalizado, a competitividade, o consumo, a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado das coisas. A competitividade comanda nossas ações; o consumo, nossas formas de inação; e a confusão dos espíritos nos impede de compreender o mundo, a sociedade e, até mesmo, a própria essência humana.

 

Milton Santos. Internet: <www.ucs.br>.

 

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é a letra E) Na sociedade de consumo contemporânea, soa ideologia capitalista atribui sentido aos objetos. Assim, os usos que os indivíduos dão a eles representam os símbolos de uma necessidade de pertencimento a um grupo.

Essa alternativa é correta porque ela destaca a relação entre a ideologia capitalista e a sociedade de consumo. No capitalismo, contemporâneo, os objetos têm um valor simbólico que vai além de seu valor de uso. Eles representam status, poder, sucesso e pertencimento a um grupo social. A ideologia capitalista estimula a competição e o consumo, criando uma sociedade em que as pessoas se definem pelo que possuem e consomem.

Essa relação é exemplificada na frase "os usos que os indivíduos dão a eles representam os símbolos de uma necessidade de pertencimento a um grupo". Isso significa que as pessoas usam os objetos para se identificar com um grupo social, seja ele uma comunidade, uma tribo ou uma classe social. O consumo se torna um meio de expressar a identidade e o status social.

Portanto, a alternativa E) é a correta porque ela destaca a relação entre a ideologia capitalista e a sociedade de consumo, e como os objetos são usados como símbolos de status e pertencimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *