No âmbito empresarial, a globalização permitiu o aumento da concorrência internacional através da desregulamentação dos mercados nacionais, das novas tecnologias da informação e a mundialização dos mercados financeiros. Entretanto, essa atuação do capital privado não se dá em detrimento dos Estados, mas depende da capacidade desses de produzir integrações regionais e flexibilização das fronteiras.
É condição para essa flexibilização:
- A) Aumento do poder dos bancos centrais nacionais no controle de suas moedas.
- B) Contenção das flutuações cambiais e das bolhas financeiras de capital especulativo.
- C) Limitação significativa da autonomia dos governos em termos de política monetária fiscal.
- D) Reforço da bipolaridade mundial, representada pelo mundo capitalista e o comunista.
Resposta:
A globalização permitiu o aumento da concorrência internacional através da desregulamentação dos mercados nacionais, das novas tecnologias da informação e a mundialização dos mercados financeiros. Entretanto, essa atuação do capital privado não se deu em detrimento dos Estados, mas depende da capacidade desses de produzir integrações regionais e flexibilização das fronteiras.
Nesse sentido, a condição para essa flexibilização é a limitação significativa da autonomia dos governos em termos de política monetária e fiscal.
Isso ocorre porque, com a globalização, os governos perderam parte de sua autonomia para definir suas políticas econômicas, pois estão sujeitos às pressões do mercado internacional e às decisões das instituições financeiras internacionais.
Portanto, a alternativa correta é a letra C) Limitação significativa da autonomia dos governos em termos de política monetária e fiscal.
Essa limitação se reflete na perda de controle dos governos sobre suas economias, tornando-os mais dependentes dos mercados financeiros e das instituições internacionais.
Além disso, a globalização também trouxe consequências como a ampliação das desigualdades econômicas entre os países e a concentração de riqueza em poucas mãos.
Deixe um comentário