No ano 2000, foi firmado um acordo entre os Estados Unidos e a China, visando facilitar investimentos de empresas norte-americanas no território chinês. No entanto, o acordo gerou protestos
- A) da União Européia, pois ela perderia oportunidades de comércio com a China, principal exportador de cereais para o bloco.
- B) de países da América Latina, pois desviaria investimentos destinados a essa região para a Ásia, dificultando as futuras relações comerciais na ALCA, em 2005.
- C) de trabalhadores chineses, pois a chegada de capital externo não seria condizente com o modelo de desenvolvimento adotado na China desde a Revolução.
- D) da Organização Mundial do Comércio, pois não incluía garantia de respeito aos direitos humanos entre as partes envolvidas nas negociações comerciais.
- E) de trabalhadores sindicalizados dos Estados Unidos, por se sentirem ameaçados de perder postos de trabalho, devido à migração de capitais para a China.
Resposta:
A alternativa correta é a letra E) de trabalhadores sindicalizados dos Estados Unidos,, (por se sentirem ameaçados de perder postos de trabalho, devido à migração de capitais para a China).
Essa resposta é correta porque o acordo entre os EUA e a China vai gerar uma mudança na estrutura de produção e comércio, tornando mais vantajoso para as empresas norte-americanas investir na China, em vez de produzir nos EUA. Isso pode levar a uma perda de postos de trabalho nos EUA, o que justifica a oposição dos trabalhadores sindicalizados.
Além disso, é importante notar que a globalização e a divisão internacional do trabalho muitas vezes resultam em uma transferência de produção para países com mão de obra mais barata, como a China. Isso pode gerar uma perda de competitividade para as empresas que optam por manter a produção nos EUA, levando a uma perda de postos de trabalho.
Portanto, a resposta correta é a letra E) porque os trabalhadores sindicalizados dos EUA se sentem ameaçados de perder postos de trabalho devido à migração de capitais para a China, o que é uma consequência lógica da globalização e da divisão internacional do trabalho.
Deixe um comentário