“No passado, a fumaça das chaminés servia para distinguir os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.”(MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.126).
Até a década de 1930, eram considerados países desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produção industrial e países subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou exploração mineral. Atualmente, com algumas exceções, no panorama global, funciona como importante critério para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos o
- A) elevado nível de urbanização.
- B) predomínio do Setor Terciário na absorção da população ativa.
- C) predomínio das exportações sobre as importações no comércio mundial.
- D) controle sobre o conhecimento e sobre as tecnologias de ponta.
- E) controle de matérias-primas pesadas e o uso intensivo de energia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) controle sobre o conhecimento e sobre as tecnologias de ponta.
GABARITO LETRA D
Até a década de 1930, eram considerados países desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produção industrial e países subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou exploração mineral. Atualmente, com algumas exceções, no panorama global, funciona como importante critério para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos o
a) elevado nível de urbanização.
ERRADA. A urbanização não é parâmetro para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos. O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo, ou seja, os países desenvolvidos, bem como alguns países de industrialização recente, apresentam altas taxas de urbanização. No entanto temos que fazer uma distinção.
Nos países subdesenvolvimento, a urbanização se produziu sem o apoio prévio da industrialização e em ritmo descontrolado. Nos países desenvolvidos, principalmente nos europeus, o processo de urbanização deu-se de forma gradual e estão ligados basicamente ao processo de industrialização.
b) predomínio do Setor Terciário na absorção da população ativa.
ERRADA. O predomínio do Setor Terciário também não pode ser utilizado como critério devido à grande parte da população dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos estarem empregadas nesse setor.
Em relação as diferenças do setor terciário em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, temos que nos países desenvolvidos ocorre alto padrão de vida e organização econômica, além de uma grande parcela ter uma formação escolar longa. Já os países subdesenvolvidos temos a presença constante de problemas econômicos, como desemprego e subemprego, além de um elevado número de pessoas participando de atividades pouco produtivas e grande parcela tem uma formação escolar curta.
c) predomínio das exportações sobre as importações no comércio mundial.
ERRADA. A critério das exportações sobre as importações não é referência de separação porque muitos países desenvolvidos e subdesenvolvidos apresentam balança comercial positiva (as exportações superaram as importações, ou seja, no período de apuração, entrou mais dinheiro no país do que saiu). Geralmente, os países mais desenvolvidos costumam exportar mercadorias mais tecnológicas e com alto valor agregado, como é o caso de medicamentos e aparelhos eletrônicos. Já os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento comercializam, em sua maioria, produtos mais primários.
d) controle sobre o conhecimento e sobre as tecnologias de ponta.
CORRETA. Dentre as alternativas, o critério da tecnologia é o único correto. De acordo com a histórica divisão internacional do trabalho, os países subdesenvolvidos são fornecedores de matérias-primas e os países desenvolvidos são responsáveis pela produção de manufaturados e pela produção científica e tecnológica de ponta. Esses países não somente utilizam tal tecnologia, como também a vendem para aqueles países que não atingiram seu grau de desenvolvimento. Além disso, esses países se valem do poderio científico e tecnológico como meio de dominação política, econômica, financeira e militar. Compõem esse grupo os seguintes países: Estados Unidos, Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Holanda, Suécia, Rússia, dentre outros.
e) controle de matérias-primas pesadas e o uso intensivo de energia.
ERRADA. O critério de matérias-primas pesadas e o uso intensivo de energia não é viável para separar os países porque muitas empresas e industrias migraram ou foram criadas em países subdesenvolvidos ao longo da segunda metade do século XX. Devido a internacionalização da economia capitalista, as empresas multinacionais, com sede nos países desenvolvidos, passaram a investir em outros países, buscando ampliar mercados e reduzir custos de produção.
Deixe um comentário