Nos anos de 1950, o PIB da Coréia do Sul era equivalente à quase metade do brasileiro. Os dois países, no início da década de 1980, se equiparavam e competiam. Atualmente a economia Sul Coreana está se alinhando muito rapidamente aos países mais ricos. Sobre os motivos que provocaram esse crescimento econômico, é correto afirmar que
- A) o aumento das exportações de borracha e estanho, principais produtos de exportação desse país, foram responsáveis pelo rápido crescimento econômico da Coréia do Sul.
- B) a capacitação da mão de obra e a política de exportação são responsáveis pelo intenso desenvolvimento econômico da Coréia do Sul, porém pouco contribuiu para evitar que a maior parte de sua população permanecesse abaixo da linha internacional da pobreza.
- C) o crescimento industrial e a política de exportação na Coréia do Sul são elementos responsáveis tanto pelo desenvolvimento econômico quanto pela baixa qualidade de vida e expressiva concentração de renda.
- D) os investimentos na educação de qualidade, na capacitação tecnológica e na política industrial em longo prazo deram um formidável empurrão nas exportações de um dos mais agressivos Tigres Asiáticos.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D) os investimentos na educação de qualidade, na capacitação tecnológica e na política industrial em longo prazo deram um formidável empurrão nas exportações de um dos mais agressivos Tigres Asiáticos.
Essa afirmação é correta porque a economia da Coreia do Sul se desenvolveu rapidamente nos últimos anos, tornando-se um dos mais importantes países asiáticos. A política de investimento em educação de qualidade, capacitação tecnológica e política industrial em longo prazo foi fundamental para o crescimento econômico do país.
A educação de qualidade permitiu que os coreanos desenvolvessem habilidades e competências que os tornassem mais produtivos e competitivos no mercado global. Além disso, a capacitação tecnológica permitiu que o país desenvolvesse uma base industrial forte, especializada em setores como a eletrônica e a automobilística.
A política industrial em longo prazo também permitiu que o país desenvolvesse uma estratégia de exportação agressiva, tornando-se um dos principais exportadores de produtos manufaturados do mundo. Isso permitiu que a Coreia do Sul se tornasse um dos Tigres Asiáticos, junto com Singapura, Hong Kong, Taiwan e a China.
Portanto, é correto afirmar que os investimentos na educação de qualidade, capacitação tecnológica e política industrial em longo prazo foram fundamentais para o crescimento econômico da Coreia do Sul e sua transformação em um dos principais países asiáticos.
Deixe um comentário