O espaço geográfico mundial tem sofrido intensas transformações socioespaciais desde o final dos anos 80 do século XX, transformações que se acentuam à medida que se aprofunda o processo de globalização. Levando em consideração essas transformações, é verdadeiro afirmar que
- A) se intensifica de forma significativa uma tendência para a diminuição dos conflitos geopolíticos e étnicos, exacerbados no período da Guerra Fria.
- B) os países ricos e industrializados vivem um período de intensa prosperidade, com grande diminuição do desemprego estrutural, visto que, graças ao desenvolvimento da informática, surgiram novas profissões e, conseqüentemente, novas oportunidades de emprego.
- C) se constata uma melhoria considerável na qualidade de vida das populações dos países pobres, em especial dos africanos e asiáticos, fato associado ao avanço nas pesquisas científicas e tecnológicas nesses países; um dos pontos mais relevantes é a diminuição drástica da população de aidéticos na África.
- D) surgem a cada dia novas tecnologias de produção e de gerenciamento de empresas, uma fase do capitalismo que gera uma “sociedade sem trabalho”, sendo um dos fenômenos mais marcantes desta “nova era” o desemprego estrutural de um lado, e, de outro, novas formas de atividades econômicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) surgem a cada dia novas tecnologias de produção e de gerenciamento de empresas, uma fase do capitalismo que gera uma “sociedade sem trabalho”, sendo um dos fenômenos mais marcantes desta “nova era” o desemprego estrutural de um lado, e, de outro, novas formas de atividades econômicas.
Resolução
GABARITO LETRA D
O espaço geográfico mundial tem sofrido intensas transformações socioespaciais desde o final dos anos 80 do século XX, transformações que se acentuam à medida que se aprofunda o processo de globalização. Levando em consideração essas transformações, é verdadeiro afirmar que
a) se intensifica de forma significativa uma tendência para a diminuição dos conflitos geopolíticos e étnicos, exacerbados no período da Guerra Fria.
ERRADA. Apesar de viver um período de relativa paz entre Estados, o mundo global atual enfrenta conflitos étnicos e sangrentas disputas de poder entre governos e milícias.
No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros. Em todos os continentes é possível identificar focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos em uma das questões citadas anteriormente. Podemos citar por exemplo da Guerra Civil na Síria, Iraque, Líbia e da disputa territorial entre Rússia e Ucrânia, Turquia e curdos, Israel e Palestina.
b) os países ricos e industrializados vivem um período de intensa prosperidade, com grande diminuição do desemprego estrutural, visto que, graças ao desenvolvimento da informática, surgiram novas profissões e, conseqüentemente, novas oportunidades de emprego.
ERRADA. Com o avanço da globalização as tecnologias digitais estão mudando o mundo do trabalho afetando os mercados de mão de obra que estão ficando polarizados. Nos países ricos e industrializados, a desigualdade imposta pelas tecnologias tem gerado o chamado desemprego estrutural, que faz parte da lógica do sistema capitalista de produção, que busca altos rendimentos com custos decrescentes. Como consequência temos a diminuição constante e irreversível de diversos cargos ocupados pela população (fechamento de vagas de emprego).
c) se constata uma melhoria considerável na qualidade de vida das populações dos países pobres, em especial dos africanos e asiáticos, fato associado ao avanço nas pesquisas científicas e tecnológicas nesses países; um dos pontos mais relevantes é a diminuição drástica da população de aidéticos na África.
ERRADA. A globalização aumentou as desigualdades entre países ricos e pobres. Houve um aumento significativo do desemprego, concentração de riqueza nos países industrializados (aproximadamente os países ricos detém 75% da renda), distribuição desproporcional de riquezas, graves problemas socioeconômicos. Por fim, a globalização não reduziu o número de africanos aidéticos. O continente africano tem um maiores índices de HIV/Aids do mundo. Cerca de 30 milhões de habitantes vivem com HIV/Aids; mais de 15 milhões já morreram com Aids; e mais de 11 milhões já perderam pelo menos um parente por causa da doença. Em Botswana, as taxas de incidência de HIV/Aids estão em cerca de 30% da população, e continuam aumentando.
d) surgem a cada dia novas tecnologias de produção e de gerenciamento de empresas, uma fase do capitalismo que gera uma “sociedade sem trabalho”, sendo um dos fenômenos mais marcantes desta “nova era” o desemprego estrutural de um lado, e, de outro, novas formas de atividades econômicas.
CORRETA. O avanço da globalização proporcionou a desregulamentação do capital e, como consequência, ocorreu a ampliação do desemprego estrutural (utilização de técnicas que busquem maior eficiência e automação sem que haja uma necessária contrapartida em termo de incremento na demanda de trabalho). Apesar de a tecnologia reduzir empregos em alguns setores, ela cria empregos em outros. Tem surgido inúmeras atividades econômicas fruto da automação, robôs, computadores, softwares, celulares, internet.
Deixe um comentário