Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço internacional para reflexão e organização de todos os que estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados. O FSM reuniu-se, pela primeira vez, na cidade de Porto Alegre em 2001, com o objetivo de se opor ao Fórum Econômico Mundial de Davos. O Fórum Econômico é financiado por mais de 1 000 empresas multinacionais e tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação de determinadas políticas em todo mundo.

 

(www.forumsocialportoalegre.org.br. Adaptado.)

 

O Fórum Social Mundial contrapõe-se às políticas

Resposta:

Resposta: A alternativa correta é B) neoliberais, que levam ao enfraquecimento dos mecanismos de controle estatal da economia.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço internacional para reflexão e organização de todos os que estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados. O FSM reuniu-se, pela primeira vez, na cidade de Porto Alegre em 2001, com o objetivo de se opor ao Fórum Econômico Mundial de Davos.

O Fórum Econômico Mundial é financiado por mais de 1.000 empresas multinacionais e tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação de determinadas políticas em todo o mundo. Já o Fórum Social Mundial contrapõe-se às políticas neoliberais, que promovem a transferência de moedas para paraísos fiscais, o enfraquecimento dos mecanismos de controle estatal da economia e a reestruturação econômica que promovem mudanças no âmbito da produção e da propriedade.

O FSM busca promover um modelo de desenvolvimento mais justo e igualitário, contrapondo-se às políticas neoliberais que beneficiam os interesses das empresas multinacionais em detrimento dos interesses dos trabalhadores e da população em geral.

Portanto, a alternativa correta é B) neoliberais, que levam ao enfraquecimento dos mecanismos de controle estatal da economia, pois é essa a política que o Fórum Social Mundial se opõe e busca superar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *