O lugar do Brasil na divisão internacional do trabalho é o de “posto de repasse” de capital para as multinacionais aqui implantadas, pois parte da riqueza produzida no Brasil é enviada para fora do Brasil em um processo desigual de repartição do comércio internacional e acumulação pelas multinacionais (UMBELINO, 2011). Em relação ao processo de inserção do Brasil no Capitalismo Monopolista, julgue em Verdadeiro (V) ou Falso (F) os itens a seguir:
( ) O Brasil continua sendo uma sociedade apoiada, na produção em larga escala e comercial de gêneros primários e semimanufaturados demandados por mercados exteriores.
( ) A situação do Brasil no contexto mundial é de ser um “paraíso do imperialismo”. No Brasil e na América Latina se somam todas as
facilidades ao capital estrangeiro, perspectivas de lucros fabulosos e regimes repressivos que se “democratizam”, formando um verdadeiro “Eldorado” para os investidores internacionais.
( ) Na década de 1990, o governo brasileiro passou a rejeitar as teses do FMI e com elas a recessão econômica, o desemprego e o arrocho salarial.
Marque a alternativa que sequencialmente está correta de acordo com os itens acima:
- A) F, V e V
- B) F, F e F
- C) V, F e V
- D) V, V e F
- E) F, V e F
Resposta:
A resposta correta é a letra D) V,.
Explicação:
O Brasil continua a ser uma sociedade apoiada na produção em larga escala e comercial de gêneros primários e semimanufaturados demandados por mercados exteriores. Isso significa que o Brasil ainda é um país que se especializa em produzir produtos básicos, como commodities, e não tem uma economia diversificada e complexa.
Além disso, a situação do Brasil no contexto mundial é de ser um "paraíso do imperialismo". No Brasil e na América Latina, se somam todas as facilidades ao capital estrangeiro, perspectivas de lucros fabulosos e regimes repressivos que se "democratizam", formando um verdadeiro "El Dorado" para os investidores internacionais.
Portanto, é correto afirmar que o Brasil continua a ser uma sociedade apoiada na produção em larga escala e comercial de gêneros primários e semimanufaturados demandados por mercados exteriores, e que a situação do Brasil no contexto mundial é de ser um "paraíso do imperialismo".
Já a afirmação de que o governo brasileiro passou a rejeitar as teses do FMI e com elas a recessão econômica, o desemprego e o arrocho salarial não é verdadeira. Durante a década de 1990, o governo brasileiro, ao contrário, implementou políticas neoliberais que seguiram as recomendações do FMI, o que levou a uma série de reformas econômicas e sociais que beneficiaram os interesses do capital estrangeiro.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) V, V e F.
Deixe um comentário