O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do Globo, inclusive nos países desenvolvidos. Esse fenômeno originou os movimentos antiglobalização, formados por distintas organizações da sociedade civil como Organizações Não–Governamentais, ONG, sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas, entre outros.
Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br>. Acesso em: abr. 2018.
Nas discussões históricas sobre globalização e antiglobalização, é possível afirmar:
- A) A globalização promovida pela expansão marítima europeia do século XV teve como principais opositores os membros do clero católico, preocupados com a difusão dos costumes de povos pagãos alcançados pelos navegadores europeus.
- B) A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais promoveu a expansão mundial do mercado do açúcar nos séculos XV e XVI, monopolizando a produção e distribuição do produto na Europa, na América e na Ásia, podendo ser comparada às atuais empresas transnacionais.
- C) As ONG são financiadas por grandes empresas nacionalistas dos diversos países desenvolvidos, como forma de barrar o avanço das multinacionais e deter a concorrência que essas empresas impõem ao mercado internacional.
- D) As empresas transnacionais são acusadas, pelos opositores da globalização, de concentrarem tanto poder que estão conduzindo o mundo de acordo com seus interesses econômicos, o que intensifica as disparidades socioeconômicas entre países e cidadãos.
- E) A força da campanha antiglobalização no Brasil tem contribuído para a retração do mercado digital, causando grande prejuízo nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para os grandes mercados da Rússia e China.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As empresas transnacionais são acusadas, pelos opositores da globalização, de concentrarem tanto poder que estão conduzindo o mundo de acordo com seus interesses econômicos, o que intensifica as disparidades socioeconômicas entre países e cidadãos.
Resolução
GABARITO LETRA D
Nas discussões históricas sobre globalização e antiglobalização, é possível afirmar:
a) A globalização promovida pela expansão marítima europeia do século XV teve como principais opositores os membros do clero católico, preocupados com a difusão dos costumes de povos pagãos alcançados pelos navegadores europeus.
ERRADA. De fato, a globalização iniciou-se com a expansão marítimo-comercial europeia, por meio das Grandes Navegações que se iniciaram no final do século XV e começo do século XVI. Esse processo consistiu em uma saída para os problemas que afetaram a Europa no final da Idade Média: escassez de alimentos e a consequente elevação dos preços, o predomínio da economia agrícola, a falta de metais preciosos, entre outras. No entanto, os membros do clero católico eram a favor e não contra essa expansão. A Igreja Católica estava se sentindo ameaçada com as ondas da Reforma Protestante e precisava conquistar novos fiéis. Uma forma de justificar as Grandes Navegações era a questão da busca de novas pessoas que fariam parte do mundo cristão, por isso, muitos as chamavam de Expansão de Fé.
b) A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais promoveu a expansão mundial do mercado do açúcar nos séculos XV e XVI, monopolizando a produção e distribuição do produto na Europa, na América e na Ásia, podendo ser comparada às atuais empresas transnacionais.
ERRADA. A Companhia das Índias Ocidentais era uma empresa privada, de caráter comercial e militar, fundada em 1621 (foi criada no século XVII), com a tarefa de cuidar do comércio de mercadorias e do tráfico de escravos entre a Holanda e as suas colônias na América e na África Ocidental, entre outras regiões. Por ter caráter militar, a Companhia poderia organizar ações de guerra, invadir e conquistar novos territórios. Foram os membros da Companhia que conquistaram e administraram o Nordeste durante o período em que a região ficou sob o domínio holandês.
c) As ONG são financiadas por grandes empresas nacionalistas dos diversos países desenvolvidos, como forma de barrar o avanço das multinacionais e deter a concorrência que essas empresas impõem ao mercado internacional.
ERRADA. Os países desenvolvidos não querem barrar o avanço das multinacionais e nem interromper a concorrência entre as empresas. As ONGs são entidades privadas, sem fins lucrativos, com o objetivo de acrescentar ou mesmo melhorar algo em uma determinada sociedade; essas são compostas por pessoas privadas que possuem interesse público. As ONG's atuam em todas as áreas ligadas às necessidades sociais que existam. São exemplos: educação, saúde, emprego, formação profissional, assistência social, busca por direitos políticos, questões ambientais e proteção aos direitos dos animais. As principais fontes de recursos dessas entidades são: doações de indivíduos, envio de recursos via governos, venda de produtos e eventos.
d) As empresas transnacionais são acusadas, pelos opositores da globalização, de concentrarem tanto poder que estão conduzindo o mundo de acordo com seus interesses econômicos, o que intensifica as disparidades socioeconômicas entre países e cidadãos.
CORRETA. A passagem do século XX para o XXI trouxe diversas alterações nas relações sociais em todo mundo. Dentre os diversos pontos das mudanças, pode-se ressaltar a solidificação do sistema da globalização econômica, o qual resultou no aumento do poder das empresas transnacionais. Elas ocupam um lugar de crescente concentração de poder e privilégios e de uma contínua expansão e controle dos territórios, determinando novas formas de ocupação, impulsionando a eliminação das normas que contribuem para a defesa dos bens naturais. Todo esse processo tem sido alvo de críticas opositores da globalização devido ao aumento de disparidades socioeconômicas entre países e cidadãos.
e) A força da campanha antiglobalização no Brasil tem contribuído para a retração do mercado digital, causando grande prejuízo nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para os grandes mercados da Rússia e China.
ERRADA. O movimento “anti-globalização”, tem atuado em resposta à globalização dos mercados pelas grandes corporações transnacionais, colocando-se em oposição ao “abuso da globalização e das instituições internacionais que promovem o neoliberalismo sem consideração aos padrões éticos”. O movimento tem realizado protestos internacionais forçando a inclusão de tópicos globais e dos impactos sociais e ambientais nas agendas das corporações e dos órgãos públicos, com vistas a mudar os atuais padrões decrescimento e políticas econômicas desenvolvidas. O Brasil tem sido alvo desses movimentos, mas ele não tem atingido as exportações.
O país é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas, representando a maior economia da América Latina, além de ser uma das maiores economia de exportação mundial, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB do Brasil. Para mais, dentre as principais commodities, podem-se citar soja, carnes e café, que são exportados para diversos países. Como exemplo de parceiros comerciais do Brasil, a China ocupa esse papel, sendo um dos principais tanto em exportação como importação. Além da China existem diversos outros países que possuem relações econômicas com o Brasil, sendo fortificados através da criação de blocos econômicos, facilitando a parceria comercial e investimentos.
Deixe um comentário