O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, e as nações ricas têm sido as principais beneficiadas por ele, por meio, entre outros fatores, da expansão de seu mercado consumidor, por intermédio de suas empresas transnacionais.
Internet: <mundoeducacao.uol.com.br> (com adaptações).
Considerando que a globalização tem trazido influências tanto positivas quanto negativas, assinale a opção que apresenta uma influência positiva desse processo.
- A) diminuição da exclusão social interna dos países
- B) diminuição do consumo familiar gerando mais poupança interna
- C) diminuição das desigualdades sociais entre os países
- D) aumento da difusão de informação e conhecimento no mundo
- E) aumento da elevada tecnologia em todos os países do mundo
Resposta:
A alternativa correta é letra D) aumento da difusão de informação e conhecimento no mundo
Resolução
GABARITO LETRA D
a) diminuição da exclusão social interna dos países
ERRADA. Em termos gerais, pode-se entender a exclusão social como uma dinâmica que implica na impossibilidade, por parte dos elementos de uma sociedade, de poderem partilhar em nível de igualdade econômica, social, política e cultural.
O processo de globalização econômica e financeira ampliou a diferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimento da população, mesmo em países desenvolvidos. Além disso, a ampliação da exclusão social pode estar vinculada aos princípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.
b) diminuição do consumo familiar gerando mais poupança interna
ERRADA. O fenômeno da globalização trouxe como uma de suas consequências a abertura dos mercados internacionais que até então eram restritos, para outras fronteiras, e com isso, gerou bilhões de novos consumidores. A grande oferta de produtos, a indução ao consumo e obsolescência programada dos produtos levam as pessoas a comprar mais do que elas necessitam. Para identificar essa nova geração, conferiu-se a denominação de sociedade de consumo. Nesse sentido, o ciclo do consumo das famílias aumentou, gerando mais poupança interna.
c) diminuição das desigualdades sociais entre os países
ERRADA. Os adventos da globalização com a chegada do computador e de novas tecnologias colocou o homem na chamada era da informação. Este modelo de sociedade de consumo, tendo no crescimento econômico a solução para todos os problemas, e na indústria o alicerce para o desenvolvimento econômico, não conseguiu, entretanto, atingir objetivos de diminuir desigualdades sociais. As desigualdades sociais aumentam, e as distancias entre riqueza e pobrezas aumentam.
A globalização econômica tem agravado ainda mais as desigualdades sociais, aprofundando-se as marcas da pobreza absoluta e da exclusão social. Os mercados têm se mostrado incompletos, falhos e imperfeitos. Além disso, no período de maior adesão ao neoliberalismo, aumentaram a pobreza.
d) aumento da difusão de informação e conhecimento no mundo
CORRETA. A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta que proporcionou a ampliação dos fluxos de mercadoria se de capitais financeiros e uma integração social, política e cultural entre os países. É a chamada “era do conhecimento” e da informação, que está provocando transformações nas relações econômicas, políticas e sociais em todo o mundo. São características desse período as inovações tecnológicas e a consequente aceleração da difusão de informações. Celulares, microcomputadores e a rede de tecnologias integradas a eles, como a internet, o correio eletrônico e os aplicativos de mensagens instantâneas, revolucionaram o modo como as pessoas se relacionam com o mundo.
e) aumento da elevada tecnologia em todos os países do mundo
ERRADA. O processo de globalização afeta a inovação em um grande número de países por causa do aumento da competição internacional, dos fluxos de bens, serviços e conhecimentos entre fronteiras nacionais, e das interações internacionais.
Podemos identificar esse abismo através do controle que alguns países detêm sobre a tecnologia de ponta (microeletrônica, computadores, aeroespaciais, equipamento de telecomunicações, máquinas e robôs, equipamento científico de precisão, medicina e biologia e químicos orgânicos). Os EUA, Alemanha, Japão, Reino Unido e a França detêm a maioria das exportações dos produtos de alta tecnologia. Como resultado temos a dependência tecnológica.
Deixe um comentário