O processo de globalização promoveu grandes mudanças estruturais na produção e nos fluxos de capitais, responsáveis pelas dinâmicas geográficas do mundo contemporâneo. A respeito dos efeitos da globalização no atual momento é correto afirmar que
- A) a produção manufatureira se deslocou para os países ocidentais do hemisfério norte, enquanto os países do hemisfério sul administram as riquezas financeiras e os lucros obtidos nas transações bancárias mais rentáveis.
- B) a economia contemporânea favoreceu a formação de empresas concentradoras de riqueza, sendo que suas economias estão atreladas cada vez mais ao mercado financeiro sob o controle de sistemas especulativos globais.
- C) a competição econômica permitiu a concentração da produção industrial nos países da África, enquanto que o controle das grandes instituições financeiras se descentralizou para um conjunto de diversos países da América Latina.
- D) o movimento de automação produtiva gerou aumento global dos postos de trabalho e uma melhor distribuição da renda entre as pessoas devido à maior especialização profissional do trabalhador e ao surgimento de novas empresas de economia digital.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a economia contemporânea favoreceu a formação de empresas concentradoras de riqueza, sendo que suas economias estão atreladas cada vez mais ao mercado financeiro sob o controle de sistemas especulativos globais.
O processo de globalização promoveu grandes mudanças estruturais na produção e nos fluxos de capitais, responsáveis pelas dinâmicas geográficas do mundo contemporâneo. A respeito dos efeitos da globalização no atual momento é correto afirmar que
a) a produção manufatureira se deslocou para os países ocidentais do hemisfério norte, enquanto os países do hemisfério sul administram as riquezas financeiras e os lucros obtidos nas transações bancárias mais rentáveis.
Item INCORRETO. A produção manufatureira se deslocou para os países do hemisfério sul (mais pobres), enquanto os países do hemisfério norte (mais ricos) administram as riquezas financeiras e os lucros obtidos nas transações bancárias mais rentáveis.
b) a economia contemporânea favoreceu a formação de empresas concentradoras de riqueza, sendo que suas economias estão atreladas cada vez mais ao mercado financeiro sob o controle de sistemas especulativos globais.
Item CORRETO. A globalização financeira como desdobramento do fenômeno geral da globalização tornou o capital mais célere e volátil (transações financeiras, compra e venda de ativos, moedas, títulos e ações empresariais, etc). A consequência disso é um mercado financeiro cada vez mais especulativo, acumulador e de progressivo liberalismo econômico.
Desse modo, este é o GABARITO da questão.
c) a competição econômica permitiu a concentração da produção industrial nos países da África, enquanto que o controle das grandes instituições financeiras se descentralizou para um conjunto de diversos países da América Latina.
Item INCORRETO. A globalização não conseguiu reverter o quadro desleal de competição econômica mundial entre países ricos e pobres. Logo, países da África não passaram a concentrar uma produção industrial, mas continuam com uma industrialização incipiente que atende ao mercado doméstico e os produtos que exportam são matéria-prima ou de baixo grau de transformação. Por sua vez, o controle das grandes instituições financeiras ainda continua concentrado nos países mais ricos.
d) o movimento de automação produtiva gerou aumento global dos postos de trabalho e uma melhor distribuição da renda entre as pessoas devido à maior especialização profissional do trabalhador e ao surgimento de novas empresas de economia digital.
Item INCORRETO. O movimento de automação produtiva gerou a redução global dos postos de trabalho, pois passou a substituir a força de trabalho humana por máquinas e processos modernos. Além disso, a maior especialização profissional do trabalhador e o surgimento de novas empresas de economia digital não mudou o quadro da concentrada distribuição de renda entre as pessoas registrada no mundo.
Deixe um comentário