Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O que poderíamos chamar de “colonização inversa” está se tornando cada vez mais comum. Colonização inversa significa que países não-ocidentais influenciam desenvolvimentos no Ocidente. Os exemplos são muitos – como a latinização de Los Angeles, a emergência de um setor de alta tecnologia globalmente orientado na Índia.

(GIDDENS, A. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2000, pg. 26).

Para explicar a globalização e a “colonização inversa”, o autor estende seus exemplos, englobando a influência de países ocidentais e não ocidentais.

No caso da inserção do Brasil no mundo global, um exemplo que reforça a perspectiva de “colonização inversa” é a

Resposta:

A alternativa correta é letra B) venda de programas de televisão brasileiros para Portugal.

Gabarito: LETRA B

 

 A questão versa sobre a colonização inversa sobre a ótica da globalização, solicitando para o candidato assinalar a alternativa sobre essa temática.  Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.

 

a)  ampliação do número de membros do MERCOSUL.

ERRADA. O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é uma organização regional que visa promover a integração econômica entre seus membros, que são majoritariamente países da América do Sul. A ampliação do número de membros do MERCOSUL é uma ação de integração regional e não um exemplo claro de "colonização inversa", pois não evidencia a influência do Brasil sobre um país ocidental.

b)  venda de programas de televisão brasileiros para Portugal.

CORRETA. Colonização inversa refere-se à influência cultural, econômica ou política de países não-ocidentais sobre países ocidentais. Isso contrasta com a colonização tradicional, onde o fluxo de influência e controle era predominantemente do Ocidente para o resto do mundo.

A alternativa destaca a exportação de produtos culturais brasileiros (programas de televisão) para Portugal, um país ocidental. Este é um exemplo direto de “colonização inversa”, onde a cultura brasileira está influenciando a sociedade portuguesa. Portugal, historicamente um colonizador, agora consome produtos culturais de uma ex-colônia, invertendo os papéis tradicionais de influência.

c)  participação do Estado brasileiro na Iniciativa IBAS.

ERRADA. A Iniciativa IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) é um fórum de cooperação entre esses países em desenvolvimento. Embora isso represente uma forma de cooperação Sul-Sul e tenha impacto global, não se trata de um exemplo de "colonização inversa", pois não envolve diretamente a influência de um país não-ocidental sobre um país ocidental.

d)  colaboração do Brasil no debate político latino-americano.

ERRADA. A colaboração do Brasil no debate político latino-americano também é uma forma de integração regional. Apesar de poder ter impacto global, não se qualifica como “colonização inversa”, pois não está focada na influência do Brasil sobre um país ocidental. A colaboração do Brasil nesse âmbito demonstra liderança regional

e)  presença do governo brasileiro na Conferência do Clima, COP-15.

ERRADA. A presença do Brasil na Conferência do Clima, COP-15, mostra a participação do Brasil em um fórum global importante. No entanto, isso não constitui “colonização inversa” porque não se trata de uma influência cultural, econômica ou política direta do Brasil sobre um país ocidental.

Portanto, a alternativa B é a correta porque exemplifica claramente a influência cultural do Brasil sobre um país ocidental (Portugal), representando de forma precisa o conceito de “colonização inversa”.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *