Observe a figura a seguir:
A figura acima representa o espaço global a partir do final do século XX, num contexto onde se verifica
- A) o descompasso entre crescimento econômico e manutenção de identidades culturais nas periferias do mundo.
- B) estabelecimento de oligopólios no comando das relações econômicas, em contraposição aos tradicionais blocos econômicos.
- C) a globalização seletiva com uma rede mundial de acumulação sem definições territoriais claras.
- D) o fortalecimento das economias periféricas a partir de sua integração aos projetos econômicos dos países centrais do sistema.
- E) o estabelecimento de uma lógica econômica capitalista global na organização do espaço mundial.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) o estabelecimento de uma lógica econômica capitalista global na organização do espaço mundial.
GABARITO LETRA E
A figura acima representa o espaço global a partir do final do século XX, num contexto onde se verifica
A figura acima representa o espaço global a partir do final do século XX, num contexto onde se verifica
a) o descompasso entre crescimento econômico e manutenção de identidades culturais nas periferias do mundo.
ERRADA. A figura do enunciado representa o espaço global marcado pelo domínio dos países mais poderosos economicamente e politicamente que os outros, inclusive alguns desses países exercem o papel de liderança no cenário mundial. Observando alguns detalhes da imagem podemos descrever três grandes polos de poder capitalista e suas respectivas áreas de influência, onde os Estados Unidos exerce influência direta sobre a América latina, U.E (união europeia), exerce influência direta sobre o continente Africano e no Oriente Médio e o Japão que exerce influência direta sobre a Ásia.
b) estabelecimento de oligopólios no comando das relações econômicas, em contraposição aos tradicionais blocos econômicos.
ERRADA. Um dos processos que fundamenta a globalização econômica é a formação de Oligopólios (grupo restrito de companhias domina a comercialização de um determinado produto ou de um serviço) transnacionais em importantes setores, que buscavam espaços mais amplos e sem regulamentação de acumulação e uma reestruturação e reorganização da produção com o uso intensivo de novas tecnologias. Porém, os blocos econômicos não foram superados.
A nova ordem mundial é caracterizada pela multipolaridade, onde os blocos econômicos foram fortalecidos (estreitou as relações econômicas financeiras e comerciais entre os países), ou seja, com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se muito competitivo, tendendo a prevalecer os países (ou blocos) mais fortes.
c) a globalização seletiva com uma rede mundial de acumulação sem definições territoriais claras.
ERRADA. A globalização é seletiva e polarizadora não apenas entre países, mas também entre regiões de um mesmo país ou zonas de uma mesma região. A globalização se distingue, entre outras características, pela fragmentação territorial, ou seja, nem todos os lugares são conectados da mesma forma ao mundo globalizado.
d) o fortalecimento das economias periféricas a partir de sua integração aos projetos econômicos dos países centrais do sistema.
ERRADA. Na nova ordem mundial tem se destacado alguns países, os emergentes, e temos novas potencias regionais na Ásia: China e Índia. No entanto, a nova geopolítica mundial, articulada na multipolaridade, concentra cidades (Nova Iorque – Londres – Tóquio) que controlam a maior fatia dos fluxos financeiros da economia mundial, polarizando as demais regiões do mundo. De grosso modo, a globalização ampliou o poder das grandes potências capitalistas e atrasou as economias periféricas.
e) o estabelecimento de uma lógica econômica capitalista global na organização do espaço mundial.
CORRETA. A imagem procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, tendo como resultado o aumento do peso das grandes economias (Estados Unidos, China, Japão, Alemanha) nas decisões políticas e ao mesmo tempo centralizando o poder de suas respectivas áreas e periferias, reordenando o espaço mundial.
Deixe um comentário