Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe o mapa abaixo.

 

(Disponível em: www.creora.com/en/globalContacts/network.do)


Com base no mapa de uma empresa multinacional fabricante de tecidos, o professor de Geografia pode abordar

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a globalização dos sistemas de produção fabris, com a separação entre centros de produção em países com menor custo de produção, porém com razoável infraestrutura, e centros de distribuição nos países mais ricos.

Obs.: Questões que contêm mapas requerem atenção redobrada do candidato! Analise criteriosamente qual a temática abordada pelo mapa, relacione-os com o texto, observe as legendas, as escalas e até as fontes. As informações contidas nas figuras fornecidas pelo examinador podem ajudá-lo a encontrar mais facilmente a alternativa correta.

Vamos analisar, alternativa por alternativa: 

 

a) o predomínio do Sudeste Asiático na produção fabril, resultante da crise do fordismo nos países ricos e da crise da dívida nos países da América Latina, e impulsionada pela globalização do consumo em países como China e Índia.

 

Item INCORRETO. O predomínio da produção fabril de uma empresa multinacional fabricante de tecidos no Sudeste Asiático, visando à utilização de mão de obra barata dos países subdesenvolvidos daquela região para produzir produtos de exportação a baixo custo e maximizar seus lucros. Esse processo é alimentado pelo crescente consumo mundial de mercadorias e pelo dinamismo que retrata a globalização, onde o desenvolvimento e a redução dos custos dos meios de transporte e comunicação permitiu a expansão do fluxo de pessoas, mercadorias, capitais, informações, etc..

 

b) a problemática ambiental criada pelo desenvolvimento econômico dos países do hemisfério sul, que têm recebido um número cada vez maior de indústrias, enquanto os países do hemisfério norte vivenciam a decadência econômica.

 

Item INCORRETO. Além de não se tratar de uma problemática ambiental, saberíamos facilmente identificar que a alternativa está errada, pois esta fala que os países do hemisfério norte (desenvolvidos e ricos) vivenciam a decadência econômica, o que não é verdade.

 

c) a globalização dos sistemas de produção fabris, com a separação entre centros de produção em países com menor custo de produção, porém com razoável infraestrutura, e centros de distribuição nos países mais ricos.

 

Item CORRETO. As multinacionais adotam esse procedimento, característico do processo de globalização, com a finalidade de maximizar os lucros.

 

Desse modo, este é o GABARITO da questão. 

 

d) a distância que ainda existe entre os centros industriais nos países ricos e pobres, com estes últimos mantendo-se como produtores de matérias-primas e os países ricos como centros de difusão tecnológica e de consumo.

 

Item INCORRETO. De fato, a configuração industrial atual dos países ricos e pobres ocorre da forma como está disposta na alternativa, com uma pequena ressalva para o fato de que alguns países subdesenvolvidos, principalmente os industrializados, também têm se caracterizado como mercados de consumo em expansão. Entretanto, não é essa a temática que o mapa está abordando. 

 

e) o domínio político e econômico dos países ricos do norte sobre os países pobres do sul, visível pela concentração das indústrias nos primeiros e no fato de os segundos funcionarem como mercado consumidor.

Item INCORRETO. O mapa não trata do domínio político e econômico dos países ricos do norte sobre os países pobres do sul, além do mais, este nos mostra a concentração das indústrias nos segundos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *