Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os novos sistemas técnicos de comunicação e transporte de pessoas e mercadorias, bem como as Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTCIs) e as novas articulações em redes, cada vez mais dinâmicas, têm mudado profundamente a cara da ‘geografia econômica’ do final do século XX e início do XXI, tornando a economia global mais articulada e mais fluida. No que diz respeito a essa discussão, é verdadeiro afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a configuração geográfica das empresas em rede, fluidas e dinâmicas, coloca‑se como uma representação da aplicabilidade das novas tecnologias às mudanças organizacionais da produção e do consumo.

Resolução

GABARITO LETRA A

 

Os novos sistemas técnicos de comunicação e transporte de pessoas e mercadorias, bem como as Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTCIs) e as novas articulações em redes, cada vez mais dinâmicas, têm mudado profundamente a cara da ‘geografia econômica’ do final do século XX e início do XXI, tornando a economia global mais articulada e mais fluida. No que diz respeito a essa discussão, é verdadeiro afirmar que

a)  a configuração geográfica das empresas em rede, fluidas e dinâmicas, coloca‑se como uma representação da aplicabilidade das novas tecnologias às mudanças organizacionais da produção e do consumo.

CORRETA. Com o processo de globalização, as redes ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

As empresas em rede, nesse cenário, caracterizam-se por sua maior complexidade e extensão geográfica. Elas têm a capacidade de cruzar as fronteiras nacionais e criar descontinuidades territoriais, desenvolvendo ramificações e interdependências globais. Como a globalidade da empresa relaciona-se com a participação dos serviços em suas atividades, empresas ligadas à informação são as que se globalizam com mais intensidade. 

b)  o regime flexível do teletrabalho não tem contribuído para a nova dinâmica econômica do capitalismo financeirizado e informacional do final do século XX e início do século XXI.

ERRADA. O regime flexível do teletrabalho tem colaborado para a nova dinâmica econômica do capitalismo financeirizado e informacional. O teletrabalho é uma forma versátil e flexível de produzir na nova ordem econômica, a qual o teletrabalhador tem parte de sua produção técnica realizada à distância, remotamente, sem depender de instalações e recursos diretos daquele que o contrata.  Ele surgiu em 1970 e vem se tornando cada vez mais popular ante a disseminação e crescimento constante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),tendo recebido, ainda, um grande impulsionamento após a instituição da era das Indústrias 4.0.

O aumento de implementação dessa modalidade de trabalho deve-se principalmente ao insuportável declínio de infraestrutura das cidades e do atual nível de difusão da tecnologia. Em relação a este último item cabe ressaltar o incremento do uso comercial da Internet que tornou possível a oferta distante de produtos e de serviços.

c)  em função da dominância financeira do novo regime de acumulação capitalista, a rigidez dos sistemas técnico-informacionais tem desacelerado as trocas econômicas entre as nações capitalistas.

ERRADA. O capitalismo passou por diferentes transformações e fases desde o seu surgimento. O processo de globalização acarreta a mundialização do espaço geográfico, cujas principais características são, além de uma tendência à formação de um meio técnico, científico e informacional, temos a transformação dos territórios nacionais em espaços nacionais da economia internacional e a exacerbação das especializações produtivas no nível do espaço.

No capitalismo informacional, encontramos a expansão e desenvolvimento de tecnologias da informação, aumento acelerado do fluxo de capital, mercadorias, informações, pessoas, difusão maior do conhecimento, maior dependência tecnológica, intensificada pelas redes sociais, uso intensivo de tecnologia como estrutura social.

d)  os novos sistemas de regulação entre território, política e economia estimulam a concentração e a centralização do capital bancário, industrial e comercial em mercados nacionais fechados.

ERRADA. O espaço globalizado é marcado pela descentralização espacial da indústria e por profundas transformações técnicas na produção industrial. O modo de produção capitalista organizado do período fordista-keynesiano, era caracterizado pela: existência deum capital industrial, bancário e comercial concentrado e centralizado dentro de mercados nacionais regulados, com hierarquias gerenciais complexas.  Já no modelo do capitalismo de acumulação flexível ou desorganizado (atual), se vê um quadro de rápido aumento do poder das corporações, se desconcentrando dos mercados nacionais, a internacionalização do capital e a separação entre bancário e industrial; a expansão de setores gerenciais se organizando em discordância com as políticas de classe, grandes monopólios ultrapassam a regulação estatal e a burocracia e o poder centralizador do estado são desafiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *