Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado − em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.

M. Santos. Por uma outra globalização:do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro. Ed. Record 2000, p. 37 (com adaptações).

O gráfico a seguir apresenta a evolução, no Brasil, de quatro indicadores de desenvolvimento econômico no período de 1951 a 2003.

Fonte: IPEADATA e MARQUETTI, 1998. In: ALVES J. E. D. e Bruno. M. P.

Com base no texto e no gráfico apresentados, julgue o item.

O gráfico corrobora o texto apresentado, visto que as taxas de acumulação de capital, no período em que a economia brasileira se inseriu no processo de globalização, são as mais baixas desde 1951.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

 

Caro (a) aluno (a), o gráfico está praticamente ilegível, entretanto, com muito esforço, é possível notar que a legenda na qual se refere as barras verticais do gráfico é intitulada de "acumulação de capital fluxo produtivo".

 

Observando a evolução desse indicador de desenvolvimento econômico no gráfico, podemos asseverar que, de fato, no período em que a economia brasileira se inseriu no processo de globalização (últimos anos do século XX) essas taxas de acumulação de capital foram as mais baixas desde 1951. Esta realidade gráfica corrobora com o fragmento do texto apresentado, haja vista que quando o autor, o geógrafo brasileiro Milton Santos, expõe o seguinte entendimento: "Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.", está se referindo a forma desigual como o processo de globalização ocorre pelo mundo. 

 

Isso porque, países subdesenvolvidos (em maior número) ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, não gozam das mesmas vantagens econômicas oferecidas pela globalização aos países desenvolvidos. Este processo tem favorecido a concentração de renda nos países ricos, elevado as desigualdades socioeconômicas entre as nações e diminuído a acumulação de capital nos países mais pobres.

 

PS: A imagem consta como na prova e com péssima resolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *