Para a maior parte da humanidade, a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e a classe média perde em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades, como a Aids, instalam-se e velhas doenças, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal. A mortalidade infantil permanece a despeito dos progressos médicos e das informações. A educação de qualidade é cada vez mais inacessível. Alastram-se e se aprofundam males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos, a corrupção.
SANTOS, Milton. Do pensamento único à consciência
universal. São Paulo: Record, 2000, p. 19-20. Texto adaptado por Página Viva de Por uma Outra Globalização.
Sobre o processo de globalização e suas particularidades, é correto afirmar:
- A) Devido ao aumento da concorrência, no cenário global, os sindicatos fortaleceram-se e aumentaram o poder de pressão sobre os empregadores.
- B) O crescimento dos salários aumentou nos países centrais, enquanto nos países periféricos houve uma retração.
- C) A criação dos blocos econômicos viabilizou a integração entre os povos, principalmente, no bloco norte americano do NAFTA.
- D) A globalização não interfere nos padrões culturais, já que a identidade dos países é preservada, prioritariamente, aos interesses econômicos.
- E) O Mercosul integra os países do Cone Sul e a Venezuela, destacando-se o Chile que apresenta o maior IDH da América do Sul.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O Mercosul integra os países do Cone Sul e a Venezuela, destacando-se o Chile que apresenta o maior IDH da América do Sul.
Resolução
GABARITO LETRA E
SANTOS, Milton. Do pensamento único à consciência
Sobre o processo de globalização e suas particularidades, é correto afirmar:
a) Devido ao aumento da concorrência, no cenário global, os sindicatos fortaleceram-se e aumentaram o poder de pressão sobre os empregadores.
ERRADA. A abertura dos mercados e a mudanças no padrão de concorrência coexistem com a tendência aos monopólios de corporações financeiras e produtivas enfraqueceram a força dos sindicatos e dos trabalhadores autônomos, considerados um obstáculo ao funcionamento das leis da concorrência do capitalismo contemporâneo. Desse modo, o aumento da concorrência global prejudiccou o poder dos sindicatos pois enfraqueceu seu controle sobre a competição no mercado de trabalho. Outro fenômeno que prejudicou a atuação dos sindicatos (menor densidade sindical) foi a terceirização.
b) O crescimento dos salários aumentou nos países centrais, enquanto nos países periféricos houve uma retração.
ERRADA. O processo de globalização causou inúmeros efeitos, entre eles temos: acirramento da concorrência internacional, aumento dos processos de acumulação e das desigualdades regionais, alteração do perfil das relações de trabalho, diminuição do intervencionismo estatal e da adoção de ideias neoliberais, acirramento dos processos de exclusão social, desemprego estrutural e queda dos salários reais. Além disso, os países periféricos sofrem desvantagens em relação aos países centrais devido, principalmente, a dependência tecnologia aplicadas à produção.
c) A criação dos blocos econômicos viabilizou a integração entre os povos, principalmente, no bloco norte americano do NAFTA.
ERRADA. Os blocos econômicos compreendem a formação de mercados regionais entres países a fim de dinamizar e integrar a economia de seus membros, através da livre circulação de mercadorias ou da redução dos impostos cobrados em importações. A tendência para a criação e difusão de blocos econômicos em todo o mundo aconteceu após o término da Guerra Fria, mas a sua prática começou a ocorrer após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Atualmente, os blocos econômicos são um dos principais elementos que propiciaram a instrumentalização de uma economia em nível global. Isso porque, além de integrar regionalmente os países, a formação dos acordos econômicos potencializa o comércio com o mercado externo, através de tarifas comuns e estratégias de mercado, visando atenuar os efeitos da concorrência e dinamizar as trocas comerciais.
O NAFTA ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994. Entre os objetivos principais do tratado temos: garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros, reduzir os custos comerciais entre os países membros, aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros.
d) A globalização não interfere nos padrões culturais, já que a identidade dos países é preservada, prioritariamente, aos interesses econômicos.
ERRADA. A globalização nos permite conhecer diversas culturas e ter contato com uma variedade imensa de pessoas, porém também cria padrões de mundiais de comportamento cultural. É devido ao alcance mundial possibilitado pelas novas tecnologias da comunicação e informação, que as grandes empresas globais e outras corporações, ganharam mais poder para praticamente impor “estilos de vida” pelos cinco continentes. Tudo isso associado aos altos investimentos de publicidade e propaganda, faz essas empresas e corporações usam todas as técnicas de convencimento disponíveis, para fazer a população superaras suas diferenças culturais locais , que muitas vezes chegam a ser milenares, para padronizar o consumo.
e) O Mercosul integra os países do Cone Sul e a Venezuela, destacando-se o Chile que apresenta o maior IDH da América do Sul.
CORRETA. O Mercado Comum do Cone Sul – Mercosul foi instituído pelo Tratado de Assunção, firmado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai em 26 de março de 1991, o qual tem como objetivo alargar o processo de integração, a cooperação e o desenvolvimento dos Estados signatários e dos demais Estados sul-americanos que vierem a aderir ao bloco. Veio a ter personalidade jurídica internacional declarada no Protocolo de Ouro Preto (1994).
O processo de adesão da Venezuela ao Mercosul foi concluído por meio da Decisão CMC 27/12, que concedeu a esse país a condição de Estado Parte, desde 12/08/2012 e o direito de participar plenamente no Mercosul. Contudo, os acontecimentos políticos na Venezuela levaram os demais países membros do Mercosul a suspender os direitos e obrigações da Venezuela como Estado Parte do Mercosul. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai julgaram que houve a quebra do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul. Desta forma, a Venezuela está suspensa do Mercosul desde 05 de agosto de 2017, conforme constante da “Decisão sobre a suspensão da Venezuela no Mercosul.
Por fim, nenhum país latino-americano possui uma expectativa de vida ao nascer tão alta quanto a chilena. O país é o 28º em um ranking com 183 países. O Chile apresenta também o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com a diferença de que se destaca especialmente em saúde e educação.
Deixe um comentário