Para o geógrafo Milton Santos, “a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta”, que são:
(Fonte: SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004, p 22.)
- A) o estado das técnicas e o estado das políticas.
- B) o modo de produção feudal e o modo de produção industrial.
- C) a distribuição espacial do planeta e o elo dos países a globalização.
- D) a riqueza e a pobreza antes, durante e após o fenômeno da globalização.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o estado das técnicas e o estado das políticas.
GABARITO LETRA A
Para o geógrafo Milton Santos, “a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta”, que são:
a) o estado das técnicas e o estado das políticas.
CORRETA. Segundo Milton Santos, “a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política. Há uma tendência a separar uma coisa da outra. Daí muitas interpretações da história a partir das técnicas. E, por outro lado, interpretações da história a partir da política. Na realidade, nunca houve na história humana separação entre as duas coisas”.
b) o modo de produção feudal e o modo de produção industrial.
ERRADA. Os modos de produção feudal e industrial não são elementos fundamentais defendidos pelo autor. Globalização é a fase recente de expansão do modo de produção capitalista no espaço mundial, e consolidou-se com a terceira revolução industrial , caracterizada pela aceleração dos fluxos de capital, mercadorias, pessoas e informações por meio da modernização.
c) a distribuição espacial do planeta e o elo dos países a globalização.
ERRADA. Esses elementos não fazem parte do processo de globalização. Segundo Milton Santos, “no fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes". Atualmente, as relações econômicas mundiais, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
d) a riqueza e a pobreza antes, durante e após o fenômeno da globalização.
ERRADA. Não se trata de riqueza ou pobreza , mas sim de avanços técnicos e emergência de um mercado de pretensões globais do sistema capitalista. Milton Santos enfatiza que a união desses dois elementos resulta na globalização perversa e desumana.
Deixe um comentário