Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

 

BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São

Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

 

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

Resposta:

A alternativa correta é letra A)  a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

Gabarito: LETRA A

 

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

 

BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

 

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

 

a)  a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

CORRETA. O texto apresenta a ideia de tecnologia digital como uma ferramenta que pode alterar a dinâmica do ensino tradicional. O avanço tecnológico possibilitou a difusão e interação entre os centros urbanos, o meio rural e outras regiões. No contexto da educação, a tecnologia abriu um leque de possibilidades (acesso ao conteúdo via internet, aulas a distância, produção de conteúdo via redes sociais), mudando as concepções de ensino mais tradicionais.

 

b)  a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

ERRADA. A alternativa foge do núcleo central da questãoA apropriação cultural acontece no momento em que um grupo adota elementos de uma cultura diferente, se apropriando deles e lhes oferecendo um novo significado. As consequências desse tipo de apropriação são: banalização, desrespeito e mercantilização da cultura.

 

c)  as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

ERRADA. O processo de globalização e implantação tecnológica não tornaram ultrapassadas (obsoletas) as formas de educação tradicionais rurais. Essas tecnologias criaram novas formas de ensino. Além disso, as novas tecnologias reduziram distâncias e ampliaram a conectividade entre os diferentes lugares e pessoas, estando presentes no rural e no urbano.

 

d)  as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.

ERRADA. As populações veem as novas tecnologias como fonte de conhecimento, educação e formação cultural. A globalização aprofundou a integração econômica, social, cultural, política e tecnológica entre os países.

 

e)  a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

ERRADA. As difusões das tecnologias compõem a globalização. A maior conectividade entre diferentes lugares e pessoas atingiu tanto o meio rural como o meio urbano. Com isso, todo o setor cultural, social, econômico e político vem atravessado essa realidade.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *