Referente às definições de Globalização por diversos autores, indique o INCORRETO:
- A) Academia Sindical Europeia (ASE, 2004) – Propõe que a palavra designe o alargamento a todo o planeta de um modo de produção (o capitalismo, na sua fase de capitalismo financeiro); de uma ideologia e de uma forma de governo (o neoliberalismo); da dominação cultural, comercial e, se necessário, militar, pelos países ocidentais.
- B) Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização – A globalização, num limite ela é considerada como uma força irresistível e benéfica que trará a prosperidade econômica a todos os habitantes do mundo. No outro extremo, vê-se nela a fonte de todos os males contemporâneos.
- C) David Held (1999) – O conceito de Globalização implica primeiro e acima de tudo um alongamento das atividades sociais, políticas e econômicas através das fronteiras, de tal modo que acontecimentos, decisões e atividades numa região do mundo podem ter significado para indivíduos e atividades em regiões distintas do globo.
- D) Joseph Stiglitz (2004) – Fundamentalmente, é a integração mais estreita dos países e dos povos que resultou da enorme redução dos custos de transportes e de comunicação e a destruição de barreiras artificiais à circulação transfronteiriça de mercadorias, serviços, capitais, conhecimentos e (em maior escala) pessoas.
- E) Malcom Waters (1999) – A Globalização pode definir-se como um processo social através do qual diminuem os constrangimentos geográficos sobre os processos sociais e culturais, e em que os indivíduos se consciencializam cada vez mais dessa redução.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é a letra D) Joseph Stiglitz (2004).
A explicação para essa resposta está relacionada ao fato de que a definição de globalização apresentada por Joseph Stiglitz é a que menos se aproxima da ideia de que a globalização é uma força benéfica e irresistível que traz prosperidade econômica a todos os habitantes do mundo. A definição de Stiglitz é mais voltada para a integração mais estreita dos países e dos povos, a partir da redução dos custos de transporte e de comunicação e da eliminação de barreiras artificiais.
Além disso, as outras definições apresentadas têm um caráter mais amplo e abrangente, que não se restringem somente à integração econômica e comercial, como a definição de Held, que destaca a expansão das atividades sociais, políticas e econômicas além das fronteiras nacionais, ou a definição de Waters, que enfatiza a redução dos constrangimentos geográficos sobre os processos sociais e culturais.
Já a definição de Stiglitz é mais específica e se concentra na integração econômica e comercial, o que a torna a mais precisa e objetiva em relação às outras opções.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) Joseph Stiglitz (2004), pois é a que menos se aproxima da ideia de que a globalização é uma força benéfica e irresistível que traz prosperidade econômica a todos os habitantes do mundo.
Deixe um comentário