Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.
Disponível em: http://cartamaior.com.br.
Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:
- A) Liberdade política.
- B) Mobilidade humana.
- C) Conectividade cultural.
- D) Disparidade econômica.
- E) Complementaridade comercial.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Disparidade econômica.
GABARITO LETRA D
Vamos aos comentários das alternativas.
a) Liberdade política.
ERRADA. O texto não faz uma critica a liberdade politica, mas ao mundo desigual e excludente que atinge principalmente os mais pobres.
b) Mobilidade humana.
ERRADA. A Mobilidade humana não é citada no texto, muito menos e objeto de crítica. No texto há uma crítica ao aspecto disparidade econômica entre os países.
c) Conectividade cultural.
ERRADA. O fragmento do texto fala nas desigualdades e como ela deve ser substituída pela globalização da esperança. A conectividade cultural é um beneficio da globalização, mas não é a ideia central do texto.
d) Disparidade econômica.
CORRETA. Um dos aspectos da globalização é o crescimento das desigualdades, da disparidade econômica. No texto, o Papa Francisco faz uma crítica a esse aspecto e pede uma nova globalização, a da esperança.
e) Complementaridade comercial.
ERRADA. O texto do enunciado não descreve aspectos comerciais, mas crítica à globalização a partir do discurso do Papa, que aponta para a necessidade de redução das diferenças na sociedade, as quais também são resultado da disparidade econômica.
Deixe um comentário