Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Santos (2002), “os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda face da Terra. O mundo torna-se unificado – em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.”

Todas são características intrínsecas à globalização, exceto uma.

Assinale-a.

Resposta:

A resposta certa é a letra E) A ampliação da noção de solidariedade, prestando maior serviço à humanidade através das novas relações sociais entre países, classes e pessoas.

Essa característica não é intrínseca à globalização, pois, segundo Santos (2002), a globalização é vista como uma unificação do mundo, baseada em novas condições técnicas, que impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.

As outras alternativas não se encaixam nessa definição de globalização. A letra A) Ampliação do papel político das empresas na regulação da vida social é uma característica da globalização, pois as empresas multinacionais têm um papel cada vez mais importante na economia global. A letra B) Encolhimento das funções sociais do estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania também é uma característica da globalização, pois os governos têm cada vez menos poder para regular a economia e proteger os seus cidadãos. A letra C) Papel despótico da informação e a forma manipulada como ela é oferecida à humanidade é outra característica da globalização, pois a informação é cada vez mais controlada pelas empresas de comunicação e governos. A letra D) Emergência do dinheiro em estado puro como motor da vida econômica também é uma característica da globalização, pois o dinheiro e o capitalismo têm um papel cada vez mais importante na economia global.

A letra E) A ampliação da noção de solidariedade, prestando maior serviço à humanidade através das novas relações sociais entre países, classes e pessoas, não é uma característica da globalização, pois a globalização é vista como uma força que divide as pessoas e os países, e não como uma força que une.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *