Sobre a economia subterrânea ou informal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nos países subdesenvolvidos, parte do setor terciário é composta da economia informal ou subterrânea.
( ) Entende-se por economia informal o conjunto de atividades não registradas legalmente, ignoradas nos números oficiais que indicam o desempenho da economia, como PIB (Produto Interno Bruto), e não sofrem qualquer espécie de tributação.
( ) Comparando-se a economia informal no Brasil, a um iceberg, sua ponta visível seria o comércio ambulante, que não deixa de ser também, de certa forma, uma das faces do desemprego estrutural. Conhecidos como camelôs, esses mascates modernos acotovelam-se nas ruas de maior movimento das grandes cidades, disputando com os pedestres cada centímetro das calçadas.
( ) A renda gerada pelo circuito informal não influi diretamente na economia formal.
A sequência está correta em
- A) V, V, V, F
- B) F, F, V, F
- C) V, V, F, F
- D) V, V, V, V
- E) F, F, V, V
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, V, V, F
PRIMEIRA AFIRMATIVA: Verdadeira.
O setor terciário é o setor de serviços. Nos países subdesenvolvidos, assim como no Brasil, parte do setor terciário é composta da economia informal ou subterrânea.
SEGUNDA AFIRMATIVA: Verdadeira.
A economia informal se constitui a partir de atividades não registradas legalmente e que não sofrem qualquer tipo de tributação. Como o nome já diz, é informal, não é formal. Não são atividades formalizadas, não são registradas nos órgãos públicos. Não existem legalmente, não possuem existência jurídica. Como não existem formalmente, o Poder Público não tem como tributá-las.
TERCEIRA AFIRMATIVA: Verdadeira.
O comércio ambulante é a ponta do iceberg da economia informal. Vende produtos produzidos por outros segmentos da informalidade. Como são produtos fabricados por pessoas ou empresas sem registro, essas têm muita dificuldade de vendê-los para comerciantes formalizados, como lojas e supermercados. Por trás do comércio ambulante, há uma rede muito maior de aquisição de matéria-prima, produção e distribuição de produtos da economia informal.
QUARTA AFIRMATIVA: Falsa.
A renda gerada pelo circuito informal influi diretamente na economia formal. Exemplo: Um ambulante vende sapatos fabricados informalmente em uma garagem. Tanto a pessoa que fabricou os sapatos, como o ambulante obtém renda dessa atividade. Com esta renda, compram produtos que necessitam para a sua sobrevivência. Muitos são comprados no comércio formal. A própria matéria prima para a fabricação dos sapatos foi comprada em um fabricante ou distribuidor formalizado.
Gabarito: A (V, V, V, F)
Deixe um comentário