Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a globalização e regionalização do espaço mundial, leia as assertivas a seguir e assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

(   ) A indústria, a produção, a empresa e a fábrica deixam de ser fenômenos nacionais e passam a integrar a dinâmica produtiva global da competição locacional, intensificando a interdependência e o aprofundamento da integração econômica entre as nações.

(   ) As novas tecnologias de informação, computação e telecomunicação redefinem as formas de produção, comercialização de bens industriais e de serviços e as relações culturais, consolidando uma organização espacial global instável e flexível.

(   ) As intervenções, os acordos, os incentivos, as tarifas e/ou subsídios adotados pelos governos na economia globalizada, como efeito da instalação das firmas multinacionais, têm efeitos marginais em algumas regiões e noutras apresentam vantagens competitivas.

(   ) Nos processos de regionalização mundial, a relação Estado, riqueza e território continua a exercer papel preponderante frente às relações com o capital financeiro internacional, de modo que subsidia, por um lado, a produtividade privada, por outro, o desenvolvimento de uma infraestrutura pública.

(   ) A lógica da acumulação flexível é resultado da rigidez do fordismo-keynesianismo, que rege cada vez mais as economias, as políticas e as sociedades nacionais, ou seja, os rumos de seu desenvolvimento.

Marque a afirmativa que apresenta a sequência CORRETA.

Resposta:

Resposta: B) V - V - V - F - F

A globalização e a regionalização do espaço mundial são processos que vêm transformando a forma como as empresas e os governos se organizam e se relacionam. A afirmação que melhor resume esses processos é a letra B) V - V - V - F - F.

A primeira afirmação é verdadeira porque, andústria, produção, empresa e fábrica deixam de ser fenômenos nacionais e passam a integrar a dinâmica produtiva global da competição locacional, intensificando a interdependência e o aprofundamento da integração econômica entre as nações.

A segunda afirmação também é verdadeira porque as novas tecnologias de informação, computação e telecomunicação redefinem as formas de produção, comercialização de bens industriais e serviços e as relações culturais, consolidando uma organização espacial global instável e flexível.

A terceira afirmação é verdadeira porque as intervenções, os acordos, os incentivos, as tarifas e/ou subsídios adotados pelos governos na economia globalizada, como efeito da instalação das firmas multinacionais, têm efeitos marginais em algumas regiões e noutras apresentam vantagens competitivas.

A quarta afirmação é falsa porque nos processos de regionalização mundial, a relação Estado, riqueza e território continua a exercer papel preponderante frente às relações com o capital financeiro internacional, de modo que subsidia, por um lado, a produtividade privada, por outro, o desenvolvimento de uma infraestrutura pública.

A quinta afirmação é falsa porque a lógica da acumulação flexível é resultado da rigidez do fordismo-keynesianismo, que rege cada vez mais as economias, as políticas e as sociedades nacionais, ou seja, os rumos de seu desenvolvimento.

Portanto, a alternativa correta é a letra B) V - V - V - F - F.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *