Sobre o meio geográfico técnico-científico informacional atual, característico dos espaços urbano e rural, dos países ricos e pobres, pode-se considerar que:
I. Ao surgirem novas técnicas, as outras não desaparecem. Continuam existindo, mas o novo conjunto de instrumentos passa a ser usado pelos novos atores hegemônicos, enquanto os não hegemônicos continuam utilizando conjuntos menos atuais e menos poderosos.
II. O motor único da globalização é a mais valia universal. Essa se tornou possível, pois a produção ocorre em escala mundial, por intermédio de empresas mundiais que competem entre si.
III. A competitividade entre as empresas as conduz a alimentar um demanda diuturna de mais ciência, de mais tecnologia, de melhor organização, para manter-se à frente da corrida.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A) Somente o enunciado I é verdadeiro.
- B) Somente os enunciados II e III são verdadeiros.
- C) Somente o enunciado II é verdadeiro.
- D) Somente os enunciados I e III são verdadeiros.
- E) Todos os enunciados são verdadeiros.
Resposta:
A alternativa correta é a letra E) Todos os enunciados são verdadeiros.
Vamos analisar cada um dos enunciados para entender por que todos eles são verdadeiros:
I. Ao surgirem novas técnicas, informacionais, as outras não desaparecem. Continuam existindo, mas o novo conjunto de instrumentos passa a ser usado pelos novos atores hegemônicos, enquanto os não hegemônicos continuam utilizando conjuntos menos atuais e menos poderosos. Isso ocorre porque a globalização trouxe uma intensificação da competição entre os países e empresas, fazendo com que os mais avançados tecnologicamente sejam os que mais se destacam.
II. O motor único da globalização é a mais valia universal. Essa se tornou possível, pois a produção ocorre em escala mundial, por intermédio de empresas mundiais que competem entre si. A globalização permitiu que as empresas pudessem produzir em larga escala e competir em mercados globais, o que aumentou a mais valia universal.
III. A competitividade entre as empresas as conduz a alimentar uma demanda diuturna de mais ciência, de mais tecnologia, de melhor organização, para manter-se à frente da corrida. Isso ocorre porque as empresas precisam se adaptar às mudanças tecnológicas e ao aumento da competição para manter sua posição no mercado.
Portanto, todos os enunciados são verdadeiros, pois eles descrevem aspectos importantes da globalização e da divisão internacional do trabalho. A globalização trouxe mudanças significativas na forma como as empresas produzem e competem, e essas mudanças têm implicações importantes para a economia e para a sociedade.
Deixe um comentário