Texto associado
Leia o Texto I e responda a questão.
Texto I
Quais são os 10 países mais ricos do mundo?
Responder a essa pergunta não é fácil. Pode-se ter alguma ideia de quais são, mas não multo precisa. E, afinal, de que tipo de riqueza estamos falando para entender a riqueza dos países?
Bom, à medida que costuma ser usada é o Produto Interno Bruto. ou PIB, que é a soma da produção de bens e serviços de um pais em um determinado período e é tomado como indicador para refletir a riqueza de uma região. É um dos indicadores mais conhecidos e usados na economia e, entre outras coisas, ajuda os governos a saber quanto vão receber de Impostos e, portanto, quanto podem gastar em serviços como saúde e educação.
Então, embora muitos critiquem usar o PIB como medida de riqueza, os dados de outubro de 2022 do Fundo Monetário Internacional e do site Visual Capitalist, revelam quais são os países com maior produto Interno bruto: 10. Itália; 9. Rússia; 8. Canadá; 7. França; 6. Reino Unido; 5. Índia; 4. Alemanha; 3. Japão; 2. China e o número 1. Estados Unidos.
O Brasil, que já chegou a figurar como sétima maior economia do mundo em tamanho de PIB, hoje está fora do top 10.
Texto adaptado. Fonte. https://www.bbc.com/portuguese/lnternacional. 64286109. Acesso em: 04.02.2023.
Sobre o conceito de Produto Interno Bruto, afirma-se que:
- A) foi desenvolvido pelo economista tcheco, naturalizado francês Simon Kuznets, nos anos de 1920. Porém, o cálculo de um PIB nacional só foi desenvolvido de forma correta pela primeira vez no ano de 1943.
- B) é uma contribuição para o entendimento da economia regional, muito embora não tenha se renovado ao longo dos anos ao considerar apenas os dados econômicos de forma circunscrita em seu cálculo padrão.
- C) inovou a identificação de como se analisar a riqueza dos países a partir da utilização dos dados demográficos e dos dados estatísticos sobre a economia, a fim de compreender os impactos do crescimento populacional sobre a produtividade. As criticas não fizeram diminuir sua importância e levaram o estudioso Simon Kuznets a receber o Prêmio Nobel de Economia no ano de 1971.
- D) o desenvolvimento desse Indicador meramente social foi resultado de uma longa e extensiva pesquisa para encontrar formas de avaliar o tamanho da despesa de determinado pais. A fórmula de cálculo explica como a produção de um pão, de um celular e até mesmo de máquinas da mais alta tecnologia implicam na composição simples da cultura de um pais.
- E) é uma invenção do século XXI, desenvolvido para mensurar a riqueza das nações, a partir da mensuração das atividades econômicas de uma determinada região do pais, através de cálculos que levam em consideração somente a oferta e a demanda de bens não duráveis.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) inovou a identificação de como se analisar a riqueza dos países a partir da utilização dos dados demográficos e dos dados estatísticos sobre a economia, , a fim de compreender os impactos do crescimento populacional sobre a produtividade.
Essa afirmação é verdadeira pois Simon Kuznets, economista tcheco naturalizado francês, desenvolveu o conceito de Produto Interno Bruto (PIB), que é uma medida utilizada para avaliar a riqueza de um país. O PIB é a soma da produção de bens e serviços de um país em um determinado período e é tomado como indicador para refletir a riqueza de uma região. Embora muitos critiquem o uso do PIB como medida de riqueza, é uma ferramenta importante para os governos saberem quanto vão receber de impostos e, portanto, quanto podem gastar em serviços como saúde e educação.
Além disso, o PIB é uma contribuição para o entendimento da economia regional, muito embora não tenha se renovado ao longo dos anos ao considerar apenas os dados econômicos de forma circunscrita em seu cálculo padrão.
Portanto, a resposta correta é a letra C) inovou a identificação de como se analisar a riqueza dos países a partir da utilização dos dados demográficos e dos dados estatísticos sobre a economia, a fim de compreender os impactos do crescimento populacional sobre a produtividade.
Deixe um comentário