Texto associado
Em um folheto de uma empresa de produção e distribuição de alimentos lê-se o seguinte: Somos a farinha no seu pão, o trigo no seu macarrão, o sal na sua batata frita. Nós somos o milho em suas tortilhas, o chocolate na sua sobremesa, o adoçante em seu refrigerante. Nós somos o óleo no seu molho de salada e a carne bovina, suína ou de frango que você come no jantar. Nós somos o algodão na sua roupa, o forro do seu tapete e o fertilizante na sua plantação.
(Disponível em: https://br.boell.org)
Sobre o conteúdo apresentado no folheto, é correto afirmar que
- A) o rápido processo de globalização tem gerado aumento de consumo de bens agrícolas e consequente ampliação e redistribuição das áreas destinadas à agropecuária.
- B) a diversificação da produção agropecuária e extrativista neste início de século reduz a dependência de inúmeros países considerados menos desenvolvidos.
- C) a evolução tecnológica gerada pela globalização permite que até os países ambientalmente pobres possam criar empresas destinadas a produzir e exportar suas produções.
- D) os novos arranjos político-espaciais deste início de século têm garantido uma divisão internacional do trabalho mais flexível e mais inclusiva para diferentes países agrícolas.
- E) a concentração do mercado de produção e distribuição de alimentos em um número cada vez menor de conglomerados é um fenômeno global.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a concentração do mercado de produção e distribuição de alimentos em um número cada vez menor de conglomerados é um fenômeno global.
Gabarito: LETRA E
A questão versa sobre a dinâmica da produção e distribuição de alimentos, solicitando para o candidato assinalar a alternativa que apresente a ideia transmitida pelo o folhedo do enunciado. Nesse sentido, vamos analisar as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) o rápido processo de globalização tem gerado aumento de consumo de bens agrícolas e consequente ampliação e redistribuição das áreas destinadas à agropecuária.
ERRADA. O texto não trabalha nenhuma temática sobre o aumento de consumo de bens agrícolas, mas sim sobre a formação de oligopólios dos mercados de alimentos.
A partir da Revolução Verde, a monocultura virou o modelo produtivo hegemônico para a agricultura. Trigo, milho e soja são as três principais culturas comercializadas em escala global e constituem parte significativa da dieta alimentar atual. Quatro são as empresas que dominam a importação e exportação dessas commodities no mundo e são conhecidas como o grupo “ABCD”: ADM, Bunge, Cargill e a Louis Dreyfus. Juntas, essas corporações representam 70% do mercado mundial de commodities. A concentração tem sido cada vez mais interessante economicamente, caminhando o domínio da cadeia do “campo à mesa”.
b) a diversificação da produção agropecuária e extrativista neste início de século reduz a dependência de inúmeros países considerados menos desenvolvidos.
ERRADA. A diversificação da produção agropecuária e extrativista não é trabalhado no folheto dependência de alimentos dos países considerados menos desenvolvidos.
Cada vez menos indústrias dominam o mercado de alimentos, Através de fusões, empresas na cadeia de produção ficam cada vez maiores. Ao mesmo tempo, através de fusões, as empresas ao longo da cadeia de produção ficam cada vez maiores. Desde 2015 aconteceram 12 megafusões, ou uma a cada dois meses, em média.
Quatro conglomerados dominam a importação e exportação de matérias-primas agrícolas: as americanas Archer Daniels Midland, Bunge e Cargill, e a holandesa Louis Dreyfus. Elas negociam, transportam e processam muitas matérias-primas, com uma parcela de mercado de 70%. Essas empresas também seriam capazes de utilizar seu enorme poder de negociação frente aos produtores.
c) a evolução tecnológica gerada pela globalização permite que até os países ambientalmente pobres possam criar empresas destinadas a produzir e exportar suas produções.
ERRADA. A criação de empresas destinadas a produzir e exportar suas produções nos países pobres não é um conteúdo abordado no folheto do enunciado.
As grandes empresas concentravam o mercado de alimentos. Atualmente, esse número caiu para apenas quatro corporações (Bayer, Syngenta, BASF e Corteva), ou seja, enquanto os alimentos são tratados como mercadorias e não como um direito, os oligopólios são fortalecidos.
Essas corporações lideram e controlam onze setores agroalimentares: sementes, produtos agroquímicos, genética para a pecuária, fertilizantes sintéticos, máquinas agrícolas, produtos farmacêuticos para animais, comercialização de matérias-primas, processadores, indústria de carnes, varejo de alimentos e plataforma de entrega de alimentos. Como consequência desse processo temos a concentração do mercado de produção e distribuição de alimentos.
d) os novos arranjos político-espaciais deste início de século têm garantido uma divisão internacional do trabalho mais flexível e mais inclusiva para diferentes países agrícolas.
ERRADA. A DIT – Divisão Internacional do Trabalho é a distribuição de papéis que os países exercem frente à ordem econômica mundial. O oligopólio é o tipo de estrutura de mercado em que coexistem poucas empresas no mercado, sendo estas dominantes, pois são responsáveis por toda a produção. O mercado global de alimentos opera como um oligopólio, controlando mais de 70% do mercado.
e) a concentração do mercado de produção e distribuição de alimentos em um número cada vez menor de conglomerados é um fenômeno global.
CORRETA. Cada vez mais concentradas, as empresas do ramo alimentício competem para controlar o mercado e, principalmente a partir dos anos 2000, uma série de fusões e incorporações foram realizadas no setor.
Em 2001, a empresa americana de produção e processamentos de alimentos, Cargill, se autodefiniu como:
Somos a farinha no seu pão, o trigo no seu macarrão, o sal na sua batata frita. Nós somos o milho em suas tortilhas, o chocolate na sua sobremesa, o adoçante em seu refrigerante. Nós somos o óleo no seu molho de salada e a carne bovina, suína ou de frango que você come no jantar. Nós somos o algodão na sua roupa, o forro do seu tapete e o fertilizante na sua plantação.
Com essa declaração fica claro que o mercado de alimentos está cada vez mais concentrado em poucas empresas, todo esse processo vincula a nossa alimentação aos interesses econômicos dos oligopólios, sendo um processo cada vez mais presentes na globalização.
Deixe um comentário