Texto associado
A queda no preço do minério de ferro em julho e agosto de 2021 está ligada à expectativa de diminuição da demanda chinesa pelo produto. Há duas frentes que explicam isso. Por um lado, a China colocou em abril de 2021 a meta de desacelerar o setor de siderurgia para tentar conter as emissões de gases poluentes no país. Por outro lado, há também os efeitos ligados aos sinais de desaceleração da economia chinesa como um todo. Em julho de 2021, diversos indicadores econômicos vieram abaixo da expectativa — incluindo a produção industrial.
(Marcelo Roubicek. www.nexojornal.com.br, 26.08.2021. Adaptado.)
Em uma economia globalizada, a menor demanda chinesa por minério de ferro é capaz de provocar
- A) o colapso do modo de produção capitalista.
- B) a queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.
- C) a redução das sanções comerciais impostas pelos EUA.
- D) o fim da guerra fiscal com os países-membros da União Europeia.
- E) a valorização das commodities ligadas à atividade industrial.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.
Resolução
GABARITO LETRA B
Texto associado
Em uma economia globalizada, a menor demanda chinesa por minério de ferro é capaz de provocar
a) o colapso do modo de produção capitalista.
ERRADA. A redução da china por minério de ferro não acabará com modo de produção capitalista. As perspectivas macroeconômicas para a China resultaram numa menor lucratividade de empresas de mineiros brasileiras. A economia chinesa, grande motor do crescimento mundial nas últimas duas décadas, apresenta sinais importantes de desaceleração. Além dos problemas citados, o setor imobiliário chinês também impacta, já que este é um setor que responde por 30% de todo o PIB do país asiático e há anos e o principal demandante por minério de ferro e outras commodities metálicas no mundo.
b) a queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.
CORRETA. A queda dos preços do minério de ferro tem relação com a desaceleração da economia chinesa e também pela retração do mercado imobiliário, o que reduz a demanda de siderúrgicas chinesas pelo minério de ferro. Os chineses vêm passando por drástica desaceleração da construção civil (somada a crise da Evergande). Com isso, a compra de minério de ferro é reduzida e afeta países vendedores (como o Brasil). Logo, o rendimento brasileiro das empresas mineradoras irá cair.
c) a redução das sanções comerciais impostas pelos EUA.
ERRADA. A menor demanda chinesa por minério de ferro não implica em diminuição das sanções comerciais impostas pelos EUA, uma vez que, a briga dos americanos e chineses está alicerçada na contenção do avanço econômico-político chinês , tendo como principais instrumentos: eliminar o déficit comercial dos EUA com a China, impedir a transferência de tecnologia avançada, impedir a adoção da tecnologia 5G da Huawei, promover o retorno da produção industrial para os Estados Unidos. O minério de ferro, cuja demanda é mais ligada ao investimento, enfrentou desaceleração de crescimento, impactando a rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.
d) o fim da guerra fiscal com os países-membros da União Europeia.
ERRADA. A guerra fiscal, de forma sucinta, pode ser descrita como um conflito entre os entes federados, tendo eles o objetivo de atrair ou manter investimentos privados em seus respectivos territórios para que, com isso, possam melhor se desenvolver econômica e socialmente.
A investida rumo à adoção de impostos mais baixos sobre os lucros corporativos adotada por Espanha, Alemanha, França e Reino Unido se destina a atrair empresas e a reforçar a mais sólida expansão econômica vivida pelo continente nos últimos seis anos.
e) a valorização das commodities ligadas à atividade industrial.
ERRADA. A menor demanda chinesa por minério de ferro irá provocar uma desvalorização das exportações de commodities. A China é de longe o maior comprador de minério de ferro, principalmente da Austrália e do Brasil, para suprir uma produção anual de aço que superou 1 bilhão de toneladas nos últimos dois anos. Isso faz do minério uma das matérias-primas que definem a economia da China e um pilar do boom de commodities. A desaceleração do crescimento global deixa pouco espaço para as siderúrgicas chinesas recorrerem a exportações para compensarem a baixa demanda doméstica, resultando em menor rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.
Deixe um comentário