Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

TEXTO I

Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.

Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

TEXTO II

Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. É mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.

KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).

No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Divisão internacional do trabalho.

Resolução

GABARITO LETRA B

       

a) Exercício pleno da cidadania.

ERRADA. A questão aborda a geração de resíduos eletrônicos indicando o aumento constante de sua produção e que a destinação se dá por meio do envio para locais periféricos, sendo assim este tipo de relação derivada Divisão Internacional do Trabalho, já que envolve uma relação de troca entre diferentes países.

b) Divisão internacional do trabalho.

CORRETA. O texto descreve sobre a produção do E-lixo (lixo eletrônico) e a exportação desse lixo para países mais pobres, como forma de "fugir" da obrigatoriedade de exercer a prática da reciclagem nos países desenvolvidos. A diferente inserção dos países na nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho) faz com que nações como Gana (país na África ocidental) seja receptora de produtos que funcionam como matéria prima, não relacionados à produção, mas à reutilização de partes valiosas do lixo dos países desenvolvidos.

c) Gestão empresarial do toyotismo.

ERRADA. O texto retrata um padrão originado da Divisão Internacional do Trabalho. Com base no padrão de relações da DIT, eles se reforçam mutuamente no que tange à problemática de que uma parcela do lixo eletrônico gerado pelos países ricos industrializados acabou sendo mundialmente comercializada para países pobres. Seria, assim, muito mais vantajoso comercializar esse resíduo do que reciclar nas nações mais ricas; os países pobres utilizam esse lixo de várias maneiras.

d) Concepção sustentável da economia.

ERRADA. O texto I fala sobre o crescimento de lixo eletrônico entre nos anos de 2014 e 2021. Já o texto II descreve sobre a destinação desse lixo. Os países que mais produzem lixo eletrônico são os países desenvolvidos e os que recebem são justamente os países subdesenvolvidos. Nesse contexto surgem discussões ambientais que são consequências de um padrão de relações derivadas da Divisão internacional do trabalho.

e) Protecionismo alfandegário dos Estados.

ERRADA. Os textos apresentam perspectivas distintas relativas à geração de resíduos eletrônicos, que no contexto das discussões ambientais refletem diferentes formas de inserção dos países em setor de relevância global –decorrente da DIT (Divisão Internacional do Trabalho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *