Texto XI
Na verdade, para muitos propósitos, notadamente em questões econômicas, o globo é agora a unidade operacional básica, e unidades mais velhas, como as “economias nacionais”, definidas pelas políticas de Estados territoriais, estão reduzidas a complicações das atividades transnacionais. O estágio alcançado na década de 90 do século XX na construção da “aldeia global” — expressão cunhada na década de 60 (Mc Luhan, 1962) — não parecerá muito adiantado aos observadores de meados do século XXI, porém já terão sido transformados não apenas certas atividades econômicas e técnicas e as operações da ciência mas também importantes aspectos da vida privada, sobretudo devido à inimaginável aceleração das comunicações e dos transportes.
Eric Hobsbawm. Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 24 (com adaptações).
Tendo o texto XI como referência inicial, julgue o item a seguir, considerando as relações sociais e espaciais que contribuíram para a aceleração da globalização econômica e a formação da nova ordem geopolítica mundial.
No contexto da passagem para a nova ordem econômica mundial, a partir dos anos 90 do século XX, alguns países da África promoveram a abertura econômica e política, que tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social desse continente.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
A abertura econômica neoliberal, caracterizada pela liberalização do comércio, privatização de empresas estatais, desregulamentação dos mercados e redução do papel do Estado na economia, tem sido uma abordagem adotada por muitos países desde os anos 1980.
Muitos países enfrentaram desafios significativos relacionados ao colonialismo que limitaram os benefícios das reformas, como corrupção, conflitos internos e frágil governança. Vários países africanos implementaram reformas neoliberais sob a orientação do FMI e do Banco Mundial.
Embora algumas economias tenham crescido, muitas populações sofreram com o aumento do desemprego, redução de serviços públicos e maior desigualdade. A visão otimista do desenvolvimento econômico e social não se aplicou uniformemente em África.
Confira a charge e o vídeo na bibliografia.
Bibliografia
Assassinos Econômicos (John Perkins). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LpN7cLkaLCM. Publicado em: 2 out. 2015. Acesso em: 21 jul. 2024.
Deixe um comentário