[…] uma característica da Globalização é a desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço […].
Disponível em: http://dspace.uevora.pt. Acesso em: 29 nov. 2013 (adaptado).
O processo de Globalização e a desterritorialização da sociedade são baseados no(a)
- A) avanço da tecnologia, principalmente de comunicação e transporte.
- B) aumento da inter-relação entre os países do sul e os países emergentes.
- C) busca de fontes de matéria prima e fontes de energia renovável.
- D) intenso trânsito de mercadorias entre os países que não impõem tarifas alfandegárias entre si.
- E) diminuição das empresas corporativas, principalmente as dos países centrais.
Resposta:
A característica da Globalização é a desterritorialização, atrelada às relações entre os homens e instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço.
Disponível em: http://dspace.uevora.pt. Acesso em: 29 nov. 2013 (adaptado).
O processo de Globalização e a desterritorialização da sociedade são baseados no(a)
O avanço da tecnologia, principalmente de comunicação e transporte.
Isso ocorre porque a Globalização trouxe consigo o aumento da interconexão e interdependência entre os países, fazendo com que as fronteiras geográficas sejam cada vez menos importantes. Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem se comunicar e se conectar facilmente, independentemente da localização geográfica. Além disso, o transporte também se tornou mais rápido e eficiente, permitindo que as mercadorias sejam transportadas de um lugar para outro em um curto espaço de tempo.
Portanto, a desterritorialização é uma característica marcante da Globalização, pois as relações econômicas, políticas e culturais se tornam cada vez mais globais, independendo das fronteiras geográficas.
A resposta certa é a letra A) avanço da tecnologia, principalmente de comunicação e transporte, pois é o fator mais relevante para a desterritorialização da sociedade.
Deixe um comentário