Uma característica presente no espaço econômico globalizado é a existência de outra face que é a regionalização, da qual podemos afirmar:
- A) busca a retirada das barreiras que dificultam os fluxos de mercadorias, capitais, informações e indivíduos, estabelecendo acordos que resultam em mercados comuns, uniões aduaneiras ou simplesmente zonas de livre comércio.
- B) está presente no processo de reordenação econômica, onde megablocos econômicos como o MERCOSUL destacam-se pela plena unificação dos países latino-americanos.
- C) manifesta-se através da formação de blocos econômicos, como, por exemplo, o Nafta, que engloba países da América Saxônica e Latina como o México, Chile e Venezuela.
- D) materializa-se como o aumento dos fluxos de capitais que ultrapassam as fronteiras políticas dos Estados, pois com a globalização não existem mais barreiras protecionistas nacionais.
- E) tem nas alianças comerciais bilaterais seu mais evidente agente estimulador, uma vez que a união aduaneira, através de blocos econômicos, não obteve sucesso, devido à acirrada competição econômica dos países que os compõem.
Resposta:
A resposta certa é a letra A) busca a retirada das barreiras que dificultam os fluxos de mercadorias, capitais, informações e indivíduos, estabelecendo acordos que resultam em mercados comuns, uniões aduaneiras ou simplesmente zonas de livre comércio.
A característica presente no espaço econômico globalizado é a existência de outra face que é a regionalização, da qual podemos afirmar que a busca pela retirada das barreiras que dificultam os fluxos de mercadorias, capitais, informações e indivíduos é um dos principais objetivos da globalização. Isso ocorre porque a globalização busca estabelecer acordos que resultam em mercados comuns, uniões aduaneiras ou simplesmente zonas de livre comércio, facilitando a circulação de bens e serviços entre os países.
A regionalização, por sua vez, é um processo de reordenação econômica, onde megablocos econômicos como o MERCOSUL se destacam pela plena unificação dos países latino-americanos. Além disso, a manifestação da regionalização também ocorre através da forma de blocos econômicos, como o NAFTA, que engloba países da América do Norte e Latina como o México, Chile e Venezuela.
A globalização também materializa-se como o aumento dos fluxos de capitais que ultrapassam as fronteiras políticas dos Estados, pois com a globalização não existem mais barreiras protecionistas nacionais. Além disso, a globalização também se manifesta através de alianças comerciais bilaterais, que são seu mais evidente agente estimulador, uma vez que a união aduaneira, através de blocos econômicos, não obteve sucesso devido à acirrada competição econômica dos países que os compõem.
Deixe um comentário