(URCA/2020.1) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Sobre as consequências da globalização em relação ao mundo do trabalho podemos destacar:
- A) Desconcentração das áreas manufatureiras de produção e redução da jornada semanal de trabalho
- B) Monitoramento da produção e valorização do preço das horas trabalhada.
- C) Gestão centralizada nas grandes empresas e protecionismo econômico nos países emergentes
- D) Automatização do processo de produção e aumento dos níveis de desemprego em escala global
- E) unificação de políticas de relações internacionais entre os países subdesenvolvidos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Automatização do processo de produção e aumento dos níveis de desemprego em escala global
(URCA/2020.1) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Sobre as consequências da globalização em relação ao mundo do trabalho podemos destacar:
a) Desconcentração das áreas manufatureiras de produção e redução da jornada semanal de trabalho
ERRADA. A última parte da alternativa está incorreta. A nova lógica imposta pela globalização descentralizou as áreas manufatureiras, que estão localizadas em pontos estratégicos do mundo. Nos dias atuais observamos que um produto pode ser feito em vários países, cada componente em um deles.
Em relação a jornada de trabalho, verificamos que nos países desenvolvidos, as horas trabalhadas são mais flexíveis, mas o mesmo não ocorre nos países subdesenvolvidos. São consequências da globalização influenciada pela retroalimentação do capital: o aumento da exploração e da jornada de trabalho, o desemprego estrutural, o trabalho precarizado e a preocupação extremada com a produção de mercadorias.
b) Monitoramento da produção e valorização do preço das horas trabalhada.
ERRADA. A última parte da alternativa está incorreta. A globalização impactou os processos produtivos, na ampla utilização de emprego de tecnologia, como mecanismos de monitoramento da produção. Contudo, a globalização também trouxe como consequência a desvalorização do preço das horas trabalhada. No capitalismo, o trabalhador recebe o preço de mercado, ou seja, o empregador paga o que o mercado indica valer a hora de trabalho. Se pagasse mais, seria um mau empresário. A exploração não se dá pelo aviltamento do salário e sim porque o trabalho é uma mercadoria especial: gera mais valor do que vale no mercado.
c) Gestão centralizada nas grandes empresas e protecionismo econômico nos países emergentes
ERRADA. A última parte da alternativa está incorreta. Entre os efeitos da globalização, temos a centralização de capitais, que proporcionou fusões entre transnacionais e gerou gigantes econômicos. Esses gigantes descentralizaram suas produções, mas a administração desse capital e baseado numa gestão centralizada. Outro efeito e a concentração de poderes e da coordenação de decisões, através de grandes instituições mundiais de regulação financeira - como o FMI, o Banco Mundial, o G7, a OCDE, os Bancos centrais.
No entanto, o protecionismo econômico é praticado pelos países desenvolvidos e não emergentes que defendem o liberalismo econômico (livre mercado). Um exemplo desse protecionismo são as restrições tarifárias exercida pelos Estados Unidos no governo Donald Trump.
d) Automatização do processo de produção e aumento dos níveis de desemprego em escala global
CORRETA. O enunciado descreve sobre as novas técnicas da informação e como elas controlam e garante o funcionamento dos fluxos de informação. O processo de globalização proporcionou a modernização das linhas de produção industrias, aumentado a produtividade e o lucro das empresas. Com isso, intensificou a aplicação tecnológica e criou possibilidades de substituição de mão de obra por máquinas, acabando por elevar os níveis de desemprego, o chamado desemprego estrutural.
e) unificação de políticas de relações internacionais entre os países subdesenvolvidos.
ERRADA. No contexto da globalização não visualizamos uma unificação entre os países subdesenvolvidos no que tange as relações internacionais. Os países subdesenvolvidos mesmo unidos em alguns blocos, defendem seus próprios interesses. A globalização aumenta o abismo entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Esse processo não traz os mesmos benefícios para todos e por isso ela é seletiva. Apesar da abertura de fronteiras e da circulação de bens de consumo e culturais, o fato é que as periferias do mundo continuam excluídas do processo e assim, a globalização é excludente.
Deixe um comentário