Vivemos, atualmente, uma espacialidade complexa, que é configurada pelo processo de mundialização da sociedade. Isso tem dificultado aos cidadãos uma compreensão crítica de suas práticas espaciais. No entanto, novas representações e imagens sobre essas práticas sociais são possíveis se aliarmos, ao desenvolvimento de dimensões da formação humana, a apreensão da realidade sob a ótica da espacialidade.
Com base no texto acima marque a alternativa incorreta.
- A) É preciso, pois, buscar o desenvolvimento dessas alternativas concretas para que se compreenda o papel do espaço nas práticas sociais.
- B) É preciso, pois, buscar o papel das práticas sociais na configuração do espaço geográfico para podermos entender o mundo em que vivemos.
- C) A inversão de valores está inserida nas práticas sociais, como a invasão de terras sem a devida punição para esses invasores.
- D) O Estado, principalmente o Brasileiro, tem estendido seu braço protetor, dando guarida somente aos que merecem.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D) O Estado, principalmente o Brasileiro, tem estendido seu braço protetor, dando guarida somente aos que merecem.
Essa resposta está correta pois o texto apresenta uma reflexão sobre a complexidade da espacialidade atual, que é configurada pelo processo de mundialização da sociedade. Isso tem dificultado aos cidadãos uma compreensão crítica de suas práticas espaciais. Portanto, é necessário buscar o desenvolvimento de dimensões da formação humana, para uma apreensão da realidade sob a ótica da espacialidade.
A alternativa D) destaca a importância do Estado, principalmente o brasileiro, em estender seu braço protetor e dar guarida aos que merecem. Isso está alinhado com a ideia de que o Estado deve proteger e garantir os direitos dos cidadãos, especialmente em um contexto de complexidade espacial.
As outras alternativas não estão corretas pois:
- A alternativa A) busca o desenvolvimento de alternativas concretas para que se compreenda o papel do espaço nas práticas sociais, mas não destaca a importância do Estado.
- A alternativa B) busca o papel das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, mas não destaca a importância do Estado.
- A alternativa C) apresenta uma inversão de valores, que não está relacionada à discussão sobre a complexidade da espacialidade.
Por isso, a alternativa D) é a mais coerente com a discussão apresentada no texto.
Deixe um comentário