Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Vivemos em um mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne confuso e confusamente percebido.

 

(SANTOS, M. Por uma outra globalização –

do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2002, p.17.)


O autor, ao afirmar que “vivemos num mundo confuso e confusamente percebido”, expressa que existem equívocos sobre o processo de globalização sendo difundidos, o que leva a uma continuidade de análises distorcidas. Um dos exemplos desses equívocos que são repetidos, segundo o autor, é a ideia de:

Resposta:

Resposta: C) Um mercado avassalador dito global, and a busca de uma uniformidade, serviço dos atores hegemônicos.

O autor da questão apresenta uma visão crítica sobre o processo de globalização, destacando que vivemos em um mundo confuso e confusamente percebido. Isso ocorre porque existem equívocos sobre o processo de globalização, o que leva a uma continuidade de análises distorcidas.

Um exemplo disso é a ideia de que a globalização é uma força benéfica que homogeneiza o planeta, na busca de uma uniformidade, a serviço dos atores hegemônicos. No entanto, essa visão é questionada pelo autor, que argumenta que a globalização é uma perversidade sistêmica que está na raiz da evolução negativa da humanidade.

O mercado global é apresentado como um fator que contribui para essa perversidade, pois busca a uniformidade e a homogeneização do planeta, sem considerar as diferenças culturais e sociais entre os países e as populações.

Além disso, o autor destaca que a globalização é uma força que fortalece os interesses financeiros e políticos dos países hegemônicos, em detrimento dos cuidados com as populações e do meio ambiente.

Portanto, a alternativa correta é a letra C) Um mercado avassalador dito global, representado como capaz de homogeneizar o planeta, na busca de uma uniformidade, a serviço dos atores hegemônicos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *