Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A indústria brasileira ocorreu tardiamente se comparada aos Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão.De acordo com as mudanças estruturais das dinâmicas econômica, social e politica, o pais teve que se adequar à competitividade internacional. Sendo assim, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação à trajetória da indústria brasileira, assinalando a seguir a opção correta.( ) O período marcado entre 1930 e 1950, não mais recebeu investimentos provenientes do setor cafeeiro no desenvolvimento da logística do país, O financiamento das ferrovias e rodovias foi proveniente do capital internacional que promoveu também a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Petrobras. ( ) O governo de Getúlio Vargas financiou a construção da indústria de base, com destaque para os setores de energia e de transportes; enquanto que, no governo de Juscelino Kubitschek,a prioridade foi o setor automobilístico apoiado no capital estrangeiro .( ) O capital internacional foi o principal responsável pela industrialização brasileira, já que canalizou recursos por todas as regiões do país com o objetivo de desenvolver os sistemas de transporte, de comunicação e de energia necessários ao “salto qualitativo” nacional. ( ) No período neoliberal, o Brasil passou pelo processo de desconcentração industrial, Assim, muitas indústrias procuraram outros espaços geográficos,onde os custos de produção eram menores, como por exemplo, os incentivos fiscais, a mão-de-obra barata e a atuação sindical pouco organizada, ( ) O fim das políticas neoliberais no Brasil possibilitou o retorno do modelo de substituição de importações. Por conseguinte, a adoção de medidas protecionistas do Estado sobre importações de bens industriais tem protegido a produção nacional da concorrência internacional. 

A indústria brasileira ocorreu tardiamente se comparada aos
Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão.De acordo com as
mudanças estruturais das dinâmicas econômica, social e
politica, o pais teve que se adequar à competitividade
internacional. Sendo assim, coloque F (falso) ou V
(verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação à
trajetória da indústria brasileira, assinalando a seguir a
opção correta.

( ) O período marcado entre 1930 e 1950, não mais recebeu
investimentos provenientes do setor cafeeiro no
desenvolvimento da logística do país, O financiamento
das ferrovias e rodovias foi proveniente do capital
internacional que promoveu também a criação da Companhia
Siderúrgica Nacional (CSN) e da Petrobras.

( ) O governo de Getúlio Vargas financiou a construção da
indústria de base, com destaque para os setores de
energia e de transportes; enquanto que, no governo de
Juscelino Kubitschek,a prioridade foi o setor automobilístico
apoiado no capital estrangeiro .

( ) O capital internacional foi o principal responsável pela
industrialização brasileira, já que canalizou recursos
por todas as regiões do país com o objetivo de
desenvolver os sistemas de transporte, de comunicação e
de energia necessários ao “salto qualitativo” nacional.

( ) No período neoliberal, o Brasil passou pelo processo de
desconcentração industrial, Assim, muitas indústrias
procuraram outros espaços geográficos,onde os custos de
produção eram menores, como por exemplo, os incentivos
fiscais, a mão-de-obra barata e a atuação sindical pouco
organizada,

( ) O fim das políticas neoliberais no Brasil possibilitou o
retorno do modelo de substituição de importações. Por
conseguinte, a adoção de medidas protecionistas do
Estado sobre importações de bens industriais tem protegido
a produção nacional da concorrência internacional. 

Resposta:

A alternativa correta é D)

A industrialização brasileira ocorreu de forma tardia em comparação aos Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, sendo marcada por diferentes fases e políticas econômicas que moldaram seu desenvolvimento. Analisando as afirmativas sobre a trajetória da indústria no Brasil, é possível identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

A primeira afirmativa é Falsa (F), pois, entre 1930 e 1950, o setor cafeeiro ainda teve influência no financiamento de infraestrutura, e a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Petrobras foi impulsionada pelo Estado, não apenas por capital internacional.

A segunda afirmativa é Verdadeira (V), já que o governo de Getúlio Vargas (1930-1945) priorizou a indústria de base, com investimentos em energia e transportes, enquanto Juscelino Kubitschek (1956-1961) focou no setor automobilístico, atraindo capital estrangeiro.

A terceira afirmativa é Falsa (F), porque, embora o capital internacional tenha contribuído, a industrialização brasileira foi principalmente impulsionada por políticas estatais, como a substituição de importações, e não apenas por investimentos estrangeiros.

A quarta afirmativa é Verdadeira (V), pois, no período neoliberal (décadas de 1990 e 2000), ocorreu uma desconcentração industrial, com empresas migrando para regiões com custos menores, como mão de obra barata e incentivos fiscais.

A quinta afirmativa é Falsa (F), uma vez que o Brasil não retornou ao modelo de substituição de importações após o neoliberalismo, mantendo uma economia mais aberta, sem medidas protecionistas significativas contra a concorrência internacional.

Portanto, a sequência correta é F, V, F, V, F, correspondente à alternativa D).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *