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A logística empresarial veio fornecer insumos de inteligência para racionalizar os círculos de cooperação no espaço, ou seja, para racionalizar o conjunto de uma série de fases e escalões correspondentes aos distintos processos de transformação por que passa o produto principal da atividade até chegar ao consumo final, segundo Sonia Barrios. Por outro ângulo, de acordo com Bertha Becker, no Brasil da década de 1990, a logística empresarial ganhou estatuto de planejamento territorial, na medida em que a política das grandes empresas tornou-se mais autônoma em relação às políticas do Estado.CASTILLO, R. e TREVISAN, L. Racionalidade e controle dos fluxos materiais no território brasileiro: o sistema de monitoramento de veículos por satélite no transporte rodoviário de carga. In: Dias, L. e Silveira, L. (Org.). Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p.207. Adaptado.Esse conjunto de fases e escalões referido à logística do território é conceitualmente denominado

A logística empresarial veio fornecer insumos de inteligência para racionalizar os círculos de cooperação no espaço, ou seja, para racionalizar o conjunto de uma série de fases e escalões correspondentes aos distintos processos de transformação por que passa o produto principal da atividade até chegar ao consumo final, segundo Sonia Barrios. Por outro ângulo, de acordo com Bertha Becker, no Brasil da década de 1990, a logística empresarial ganhou estatuto de planejamento territorial, na medida em que a política das grandes empresas tornou-se mais autônoma em relação às políticas do Estado.
CASTILLO, R. e TREVISAN, L. Racionalidade e controle dos fluxos materiais no território brasileiro: o sistema de monitoramento de veículos por satélite no transporte rodoviário de carga. In: Dias, L. e Silveira, L. (Org.). Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p.207. Adaptado.
Esse conjunto de fases e escalões referido à logística do território é conceitualmente denominado

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresenta a logística empresarial como um elemento fundamental para a racionalização dos processos produtivos, desde a transformação até o consumo final, conforme destacado por Sonia Barrios. Além disso, ressalta a autonomia das grandes empresas em relação ao Estado durante a década de 1990 no Brasil, conforme análise de Bertha Becker, elevando a logística a um instrumento de planejamento territorial.

O trecho adaptado de Castillo e Trevisan aborda a racionalidade e o controle dos fluxos materiais no território brasileiro, enfatizando a importância dos sistemas de monitoramento no transporte rodoviário de carga. Nesse contexto, o conjunto de fases e escalões mencionados refere-se ao conceito de circuito espacial da produção, que abrange todas as etapas da cadeia produtiva no espaço geográfico.

Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor define esse processo é a letra E) circuito espacial da produção, pois engloba a dinâmica espacial dos fluxos materiais e as relações entre os diferentes atores envolvidos na produção, distribuição e consumo. As demais opções, como localidade central, difusão de inovações, hinterlândia metropolitana e zona de influência urbana, referem-se a conceitos distintos da geografia econômica e urbana, não se aplicando diretamente à lógica da logística empresarial descrita no texto.

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