Identifique na coluna 2 os respectivos tipos de indústrias que são descritos na Coluna 1, através das etapas do processo de industrialização do Brasil.Coluna 1(1) No período da Primeira Guerra Mundial houve o impulso das indústrias alimentícias e foram instalados no país alguns frigoríficos para produção de carnes em conserva, pertencentes a empresas britânicas ou norteamericanas, com a finalidade de abastecer o mercado interno, mas também para exportação.(2) Durante o Estado Novo o presidente Getúlio Vargas conseguiu fechar um estratégico acordo com o governo norteamericano, que previa a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, transformada num marco do processo industrial brasileiro.(3) No início da Segunda Guerra Mundial, o Brasil ainda não possuía uma indústria de base para suprir seu mercado interno, mas a dificuldade de importação estimulou a produção metalúrgica e de peças de reposição da frota brasileira de veículos.(4) Durante o Plano de Metas, que tinha o objetivo de saltar etapas, o Presidente Juscelino Kubitschek precisou investir pesadamente na infraestrutura e na produção de energia para atrair empresas e capitais estrangeiros que se direcionaram, principalmente, para os setores de máquinas , de ferramentas e automobilístico.Coluna 2( ) O período destaca-se pelo vertiginoso crescimento da indústria de bens de equipamento que era necessária para impulsionar a indústria de bens de consumo duráveis, que também se encontrava em expansão no Brasil. ( ) Essa indústria de bens de equipamento que até então não passava de uma “indústria de porão” e de pouca importância econômica, a partir desse momento transformou-se em uma atividade industrial de fato, com produção em escala e com tecnologia e capital nacionais. ( ) Tratava-se de uma importante indústria de bem intermediário com os objetivos de produzir insumos básicos para as indústrias dos países aliados e de impulsionar o desenvolvimento industrial do Brasil. ( ) O destaque do crescimento industrial desse período foi para as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que tinha o objetivo de atender às necessidades básicas da população através da substituição de importações.A sequência correta das assertivas é
Identifique na coluna 2 os respectivos tipos de indústrias que são descritos na Coluna 1, através das etapas do processo de industrialização do Brasil.
Coluna 1
(1) No período da Primeira Guerra Mundial houve o impulso das indústrias alimentícias e foram instalados no país alguns frigoríficos para produção de carnes em conserva, pertencentes a empresas britânicas ou norteamericanas, com a finalidade de abastecer o mercado interno, mas também para exportação.
(2) Durante o Estado Novo o presidente Getúlio Vargas conseguiu fechar um estratégico acordo com o governo norteamericano, que previa a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, transformada num marco do processo industrial brasileiro.
(3) No início da Segunda Guerra Mundial, o Brasil ainda não possuía uma indústria de base para suprir seu mercado interno, mas a dificuldade de importação estimulou a produção metalúrgica e de peças de reposição da frota brasileira de veículos.
(4) Durante o Plano de Metas, que tinha o objetivo de saltar etapas, o Presidente Juscelino Kubitschek precisou investir pesadamente na infraestrutura e na produção de energia para atrair empresas e capitais estrangeiros que se direcionaram, principalmente, para os setores de máquinas , de ferramentas e automobilístico.
Coluna 2
( ) O período destaca-se pelo vertiginoso crescimento da indústria de bens de equipamento que era necessária para impulsionar a indústria de bens de consumo duráveis, que também se encontrava em expansão no Brasil.
( ) Essa indústria de bens de equipamento que até então não passava de uma “indústria de porão” e de pouca importância econômica, a partir desse momento transformou-se em uma atividade industrial de fato, com produção em escala e com tecnologia e capital nacionais.
( ) Tratava-se de uma importante indústria de bem intermediário com os objetivos de produzir insumos básicos para as indústrias dos países aliados e de impulsionar o desenvolvimento industrial do Brasil.
( ) O destaque do crescimento industrial desse período foi para as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que tinha o objetivo de atender às necessidades básicas da população através da substituição de importações.
A sequência correta das assertivas é
- A)4 3 2 1
- B)4 3 1 2
- C)3 4 2 1
- D)2 3 4 1
- E)1 3 2 4
Resposta:
A alternativa correta é A)
O processo de industrialização brasileiro passou por diferentes etapas, cada uma marcada pelo desenvolvimento de setores específicos. A análise das colunas permite identificar a sequência correta das assertivas, que é a alternativa A) 4 3 2 1.
(4) O Plano de Metas, sob o governo de Juscelino Kubitschek, promoveu o crescimento vertiginoso da indústria de bens de equipamento, essencial para sustentar a expansão da indústria de bens de consumo duráveis, como máquinas, ferramentas e automóveis. Essa etapa corresponde ao primeiro item da Coluna 2.
(3) Durante a Segunda Guerra Mundial, a dificuldade de importações fez com que a produção metalúrgica e de peças de reposição, antes uma atividade marginal ("indústria de porão"), se consolidasse como uma indústria de bens de equipamento em escala, com tecnologia nacional. Isso se encaixa no segundo item da Coluna 2.
(2) A criação da Companhia Siderúrgica Nacional durante o Estado Novo representou o desenvolvimento de uma indústria de bem intermediário, produzindo insumos essenciais para os aliados e para a industrialização brasileira, correspondendo ao terceiro item da Coluna 2.
(1) Por fim, o período da Primeira Guerra Mundial impulsionou as indústrias de bens de consumo não-duráveis, como alimentícias e frigoríficos, voltadas à substituição de importações e ao atendimento das necessidades básicas da população. Essa fase se relaciona ao último item da Coluna 2.
Portanto, a sequência correta é 4 3 2 1, conforme a alternativa A).
Deixe um comentário