Os dados do Censo de 2000 não confirmaram a idéia do Centro-Sul brasileiro rico, mas apontam para uma disparidade intra-regional, bem como macrorregional, quando se compara essaregião ao Norte e Nordeste brasileiros. Acerca dessasdisparidades socioeconômicas, julgue os itens que se seguem. O processo de industrialização no Brasil promoveu a diminuição das disparidades socioeconômicas inter- regionais.
Os dados do Censo de 2000 não confirmaram a idéia do Centro-
Sul brasileiro rico, mas apontam para uma disparidade intra-
regional, bem como macrorregional, quando se compara essa
região ao Norte e Nordeste brasileiros. Acerca dessas
disparidades socioeconômicas, julgue os itens que se seguem.
O processo de industrialização no Brasil promoveu a diminuição das disparidades socioeconômicas inter- regionais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Os dados do Censo de 2000 não confirmaram a ideia de um Centro-Sul brasileiro uniformemente rico, mas revelaram uma complexa dinâmica de disparidades tanto intra-regionais quanto macrorregionais, especialmente quando comparadas às regiões Norte e Nordeste. Essas desigualdades socioeconômicas são resultado de um histórico processo de desenvolvimento desigual no país, influenciado por fatores como concentração industrial, infraestrutura e políticas públicas.
O processo de industrialização no Brasil, longe de reduzir as disparidades inter-regionais, acabou por acentuá-las. Iniciado principalmente no Sudeste, o desenvolvimento industrial concentrou investimentos, empregos e infraestrutura nessa região, deixando outras áreas, como o Norte e o Nordeste, em posição de desvantagem. Apesar de algumas tentativas de descentralização industrial e incentivos fiscais para outras regiões, o abismo socioeconômico permaneceu significativo.
Portanto, a afirmação de que a industrialização promoveu a diminuição das disparidades inter-regionais é incorreta. O gabarito correto é E) ERRADO, pois o processo histórico demonstra que a industrialização brasileira aprofundou, e não reduziu, as desigualdades entre as regiões do país.
Deixe um comentário