Ao considerar a agricultura comercial, são fatores que indicam a elevada produtividade das empresas agrícolas, EXCETO
Ao considerar a agricultura comercial, são fatores que indicam a elevada produtividade das empresas
agrícolas, EXCETO
- A)Uso de mão de obra familiar, de sementes “crioulas” e de técnicas rudimentares de produção.
- B)Utilização de sementes selecionadas, de adubos químicos e de agrotóxicos.
- C)Uso intenso de mecanização no preparo do solo, no plantio e na colheita da safra.
- D)Utilização de silos de armazenagem, de setor especializado em comercialização e de elevado nível de capitalização.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Ao analisar os fatores que contribuem para a elevada produtividade na agricultura comercial, é possível identificar características distintas entre os modelos de produção. O texto apresenta quatro alternativas, sendo que três delas representam práticas típicas da agricultura moderna e capitalizada, enquanto uma se destaca como exceção por refletir um modelo tradicional e menos produtivo.
A alternativa A) menciona o uso de mão de obra familiar, sementes "crioulas" e técnicas rudimentares, elementos associados à agricultura de subsistência ou familiar. Esse modelo geralmente apresenta menor produtividade devido à falta de investimento em tecnologia, insumos modernos e escala de produção. Por isso, essa opção é a correta como exceção entre os fatores de alta produtividade.
As demais alternativas descrevem práticas características da agricultura comercial moderna: B) aborda o uso de insumos modernos como sementes selecionadas e agroquímicos; C) destaca a mecanização intensiva em todas as etapas produtivas; e D) menciona infraestrutura de armazenamento, especialização comercial e alto nível de capitalização - todos elementos que elevam a produtividade e a eficiência das empresas agrícolas.
Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa A), pois representa um modelo de produção distinto da agricultura comercial de alta produtividade, sendo a única que não se enquadra nos fatores modernizantes do agronegócio.
Deixe um comentário