Leia os textos I e II, a seguir I. Nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no Brasil foi de 3,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 13,4% a cada ano. A produção brasileira saltou, na safra 1996/1997, de 26 milhões de toneladas para 95 milhões de toneladas, na safra 2015/2016. De acordo com avaliação da Embrapa Soja, o incremento na produção brasileira tem relação direta com o aumento da produtividade e da área cultivada. A área cresceu um milhão de hectares por ano e o aumento da produtividade foi de aproximadamente 34 kg por hectare por ano. (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/25242861/ producao-de-soja-no-brasil-cresce-mais-de-13-ao-ano) II. O debate sobre o uso de agrotóxicos ganhou um novo capítulo, e ele não é bom para o Brasil. Estudo inédito revelou o abismo que existe entre a legislação brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa. (http://reporterbrasil.org.br/2017/11/ agrotoxicos-alimentos-brasil-estudo)Com base nos PCNs, o professor de Geografia pode utilizar esses textos para abordar as seguintes temáticas:
o que representa um incremento de 13,4% a cada
ano. A produção brasileira saltou, na safra 1996/1997,
de 26 milhões de toneladas para 95 milhões de toneladas, na safra 2015/2016. De acordo com avaliação
da Embrapa Soja, o incremento na produção brasileira tem relação direta com o aumento da produtividade e da área cultivada. A área cresceu um milhão de
hectares por ano e o aumento da produtividade foi de
aproximadamente 34 kg por hectare por ano.
novo capítulo, e ele não é bom para o Brasil. Estudo
inédito revelou o abismo que existe entre a legislação
brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a
lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao
máximo que é permitido na água potável da Europa.
No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o
uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa.
- A)a Reforma Agrária, a violência no campo e o crescimento da agroindústria da cana.
- B)o Êxodo Rural, as migrações inter e intrarregionais e as relações de trabalho no campo.
- C)a Revolução Verde, as formas de produzir no campo e seus impactos ambientais e as formas alternativas de produção no campo
- D)os Domínios Morfoclimáticos brasileiros, biodiversidade e hot-spots e as áreas em processo de desertificação.
- E)os Protocolos de Paris, as mudanças climáticas e a proteção de recursos naturais ameaçados de extinção.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os textos I e II apresentam informações relevantes sobre a produção agrícola brasileira, especificamente no cultivo da soja, e as questões relacionadas ao uso de agrotóxicos. Esses conteúdos permitem ao professor de Geografia abordar, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a temática da Revolução Verde, as transformações nas formas de produção no campo e seus impactos ambientais, além de discutir alternativas sustentáveis.
O texto I destaca o crescimento exponencial da produção de soja no Brasil nas últimas décadas, impulsionado pelo aumento da produtividade e da área cultivada. Esse cenário reflete os princípios da Revolução Verde, que promoveu a modernização agrícola por meio de tecnologias como sementes melhoradas, fertilizantes e agrotóxicos. Apesar dos ganhos econômicos, esse modelo gera debates sobre seus efeitos socioambientais.
Já o texto II evidencia uma das consequências desse modelo: a permissividade da legislação brasileira em relação aos limites de agrotóxicos na água e nos alimentos, contrastando fortemente com os padrões europeus. Essa disparidade revela os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, além de questionar a sustentabilidade do atual sistema produtivo.
Assim, a alternativa C) é a mais adequada, pois engloba a Revolução Verde, seus impactos e a necessidade de repensar as práticas agrícolas. As demais opções, embora relevantes, não se conectam diretamente aos temas centrais dos textos fornecidos.
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