Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Eventos de El Niño podem ser descritos corretamente por quais características? (Obs.: Anomalia de uma variável qualquer representa seu desvio em relação à média climatológica.)

Eventos de El Niño podem ser descritos
corretamente por quais características?
(Obs.: Anomalia de uma variável qualquer
representa seu desvio em relação à
média climatológica.)

Resposta:

A alternativa correta é A)

O fenômeno El Niño é caracterizado por uma série de alterações climáticas e oceanográficas na região equatorial do Oceano Pacífico. A alternativa A descreve corretamente essas características, apresentando os principais elementos que definem esse evento.

O aquecimento anômalo das águas superficiais no Pacífico centro-leste é a marca mais evidente do El Niño, resultando em mudanças significativas nos padrões climáticos globais. Esse aquecimento está associado à diminuição dos ventos alíseos, que normalmente empurram as águas quentes para o oeste, permitindo que as águas mais frias subam à superfície no leste do Pacífico (ressurgência). Durante o El Niño, o enfraquecimento desses ventos reduz a ressurgência, contribuindo para o aquecimento adicional.

Outra característica importante é o aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico, uma vez que a diminuição dos ventos alíseos reduz o transporte de água quente para o oeste, fazendo com que a camada de água quente se espalhe e aprofunde na região leste. Além disso, ocorre uma diminuição da pressão ao nível do mar em Taiti, parte do sistema de oscilação sul que acompanha o fenômeno, contrastando com o aumento de pressão em Darwin, na Austrália.

As demais alternativas apresentam combinações incorretas desses fatores, como resfriamento anômalo (alternativas B e D), intensificação dos ventos alíseos (C e D) ou diminuição da profundidade da termoclina (E), que não correspondem às condições típicas do El Niño. Portanto, a alternativa A é a única que descreve com precisão as características fundamentais desse fenômeno climático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *