Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No século XVII, a criação de gado desempenhou um papel importante na ocupação do atual território brasileiro e de suporte às atividades econômicas. Além de fornecer carne seca aos núcleos litorâneos, a pecuária:

No século XVII, a criação de gado desempenhou um papel
importante na ocupação do atual território brasileiro e de
suporte às atividades econômicas. Além de fornecer carne seca
aos núcleos litorâneos, a pecuária:

Resposta:

A alternativa correta é E)

No século XVII, a pecuária foi um elemento fundamental para a ocupação e desenvolvimento do território brasileiro, indo além do fornecimento de carne seca para as regiões litorâneas. Sua importância se estendeu a outras atividades econômicas e à própria expansão geográfica da colônia.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a correta, pois destaca dois aspectos essenciais da pecuária na época: o uso de animais de tração nos engenhos de açúcar e a interiorização ao longo do vale do rio São Francisco. Os bois eram indispensáveis para mover as moendas dos engenhos, sendo parte integrante da produção açucareira, principal atividade econômica do período colonial. Além disso, a pecuária foi um dos vetores da ocupação do interior, seguindo cursos fluviais como o do São Francisco, onde surgiram fazendas e núcleos populacionais.

As demais alternativas apresentam equívocos históricos. A pecuária não estava voltada para a exportação (A), nem dificultou a integração inter-regional (B) — pelo contrário, ajudou a conectá-las. Também não teve relação direta com a exploração do ouro ou fruticultura (C), e muito menos com a cafeicultura paulista (D), que só se expandiria séculos depois.

Portanto, a pecuária no século XVII cumpriu um duplo papel: sustentou economicamente o litoral açucareiro e, ao mesmo tempo, permitiu a penetração para o interior, consolidando a presença portuguesa em áreas distantes do litoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *