Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“ Quantos somos? Como vivemos? Onde vivemos?” A cada nova década estas e outras perguntas são respondidas pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com a realização dos censos demográficos. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, avalie as alternativas abaixo e marque com “V” as verdadeiras e com “F” as falsas. ( ) Já somos mais de 190 milhões de habitantes e o 5º país mais populoso do planeta mas, a população brasileira cresce mais devagar. ( ) Os últimos dados mostram uma tendência de redução do ritmo de crescimento da população brasileira, com a diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida. Este processo é chamado de transição demográfica avançado. ( ) As regiões que tiveram um maior aumento populacional foram respectivamente, a região Norte e Centro Oeste. Isto indica um fluxo de migração interna para estas regiões. ( ) No processo das migrações internas do Brasil verifica-se que desacelera a migração de nordestinos para o Sudeste, percebendo-se mesmo uma pequena migração de retorno. Os nordestinos deixam São Paulo e voltam para a sua região. Isto é em decorrência da abertura de novas frentes de trabalho, com a instalação de novas indústrias em outras regiões como,por exemplo, no Nordeste. ( ) As baixas taxas de fecundidade da população brasileira, de 1,9 filhos por mulher em idade fértil, têm ocasionado políticas de incentivo para que as mulheres sejam estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, a fim de que ocorra um crescimento populacional. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de proposições verdadeiras e falsas:

“ Quantos somos? Como vivemos? Onde vivemos?”
A cada nova década estas e outras perguntas são respondidas pelo IBGE
( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com a realização dos censos demográficos. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, avalie as alternativas abaixo e marque com V” as verdadeiras e com “F” as falsas.

( ) Já somos mais de 190 milhões de habitantes e o 5º país mais populoso do planeta mas, a população brasileira cresce mais devagar.

( ) Os últimos dados mostram uma tendência de redução do ritmo de crescimento da população brasileira, com a diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa média de vida. Este processo é chamado de transição demográfica avançado.

( ) As regiões que tiveram um maior aumento populacional foram respectivamente, a região Norte e Centro Oeste. Isto indica um fluxo de migração interna para estas regiões.

( ) No processo das migrações internas do Brasil verifica-se que desacelera a migração de nordestinos para o Sudeste, percebendo-se mesmo uma pequena migração de retorno. Os nordestinos deixam São Paulo e voltam para a sua região. Isto é em decorrência da abertura de novas frentes de trabalho, com a instalação de novas indústrias em outras regiões como,por exemplo, no Nordeste.

( ) As baixas taxas de fecundidade da população brasileira, de 1,9 filhos por mulher em idade fértil, têm ocasionado políticas de incentivo para que as mulheres sejam estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, a fim de que ocorra um crescimento populacional.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de proposições verdadeiras e falsas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

“Quantos somos? Como vivemos? Onde vivemos?” A cada nova década, essas e outras perguntas são respondidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio dos censos demográficos. Com base nos últimos dados divulgados pelo instituto, é possível analisar as afirmações apresentadas e identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

A primeira afirmação indica que o Brasil já ultrapassou os 190 milhões de habitantes e é o 5º país mais populoso do mundo, embora o crescimento populacional esteja desacelerando. Essa informação é verdadeira, pois o país de fato ocupa essa posição no ranking global e apresenta uma redução na taxa de crescimento demográfico.

A segunda afirmação aborda a transição demográfica avançada, caracterizada pela diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa de vida. Esse fenômeno é confirmado pelos dados do IBGE, tornando a proposição verdadeira.

O terceiro item destaca que as regiões Norte e Centro-Oeste tiveram os maiores aumentos populacionais, refletindo um fluxo migratório interno. Essa informação também é verdadeira, uma vez que essas regiões têm recebido um significativo contingente populacional devido a fatores como expansão agrícola e oferta de emprego.

A quarta afirmação menciona a desaceleração da migração de nordestinos para o Sudeste e até mesmo um movimento de retorno, impulsionado por novas oportunidades de trabalho em outras regiões, como o Nordeste. Essa análise está correta e, portanto, é verdadeira.

Por fim, a última afirmação sugere que as baixas taxas de fecundidade têm levado a políticas que incentivam mulheres a abandonar suas carreiras para aumentar a população. Essa informação é falsa, pois não há evidências de políticas governamentais nesse sentido no Brasil.

Dessa forma, a sequência correta de respostas é V, V, V, V, F, correspondente à alternativa B).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *