Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“As regiões são o suporte e a condição de relações globais que de outra forma não se realizariam.” (Milton Santos). Sabe-se também que, para regionalizar, há a necessidade de critérios de acordo com objetivos e/ou interesses, como vegetação, ordem física, população etc. Dessa forma, assinale, nas alternativas abaixo, aquela que relaciona corretamente o produto produzido e a região em que ele ocorre.

As regiões são o suporte e a condição de relações globais
que de outra forma não se realizariam.
” (Milton Santos).
Sabe-se também que, para regionalizar, há a necessidade
de critérios de acordo com objetivos e/ou interesses, como
vegetação, ordem física, população etc. Dessa forma,
assinale, nas alternativas abaixo, aquela que relaciona
corretamente o produto produzido e a região em que ele
ocorre.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto aborda a importância das regiões como base para relações globais, conforme destacado por Milton Santos, e enfatiza a necessidade de critérios claros para a regionalização, considerando aspectos como vegetação, características físicas e população. A questão proposta busca identificar a alternativa que relaciona corretamente um produto específico à sua região de produção.

Analisando as opções:

  • A) O Parque Nacional do Jalapão é conhecido por suas formações arenosas e vegetação típica do cerrado, não por campos de araucárias, que são mais comuns no sul do Brasil. Portanto, esta alternativa está incorreta.
  • B) O Rio Grande do Sul é de fato o maior produtor de arroz do país, utilizando as várzeas alagadas dos rios para o cultivo. Essa relação está correta e é a resposta adequada.
  • C) A produção de laranja no Brasil está concentrada principalmente no estado de São Paulo, que é o maior exportador do produto, especialmente para os EUA. O norte do Paraná não é a principal região produtora, tornando esta alternativa incorreta.
  • D) Embora São Paulo tenha sido historicamente o maior produtor de café, atualmente outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo, também têm uma produção significativa. Além disso, a alternativa mistura fatos históricos com a atualidade de forma imprecisa.

Portanto, a alternativa B é a única que apresenta uma relação correta entre o produto e sua região de produção, alinhando-se aos critérios de regionalização mencionados no texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *