No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
regionalizações” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a
seguinte habilidade:
- A)Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis.
- B)Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
- C)Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares, avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade.
- D)Localizar em fotos os fenômenos da simultaneidade e instantaneidade das informações e compreender a importância desses recursos no entendimento das paisagens excluídas ou desterritorializadas e incluídas ou territorializadas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Ao abordar o tema "redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações" no Ensino Fundamental, a habilidade esperada dos alunos está diretamente relacionada à compreensão da dinâmica contemporânea do espaço geográfico. A alternativa correta (D) aponta para a capacidade de identificar fenômenos da simultaneidade e instantaneidade das informações em fotografias, reconhecendo seu papel na análise de paisagens em processos de exclusão/desterritorialização e inclusão/territorialização.
Esta competência vai além da simples localização geográfica, pois envolve a interpretação crítica de como as tecnologias da informação reconfiguram nossa percepção do espaço. Através da análise fotográfica, os estudantes desenvolvem a capacidade de entender como os fluxos globais de informação criam novas territorialidades, tornando visíveis paisagens antes marginalizadas ou destacando áreas em processo de integração ao sistema mundial.
As demais alternativas, embora relevantes para o ensino de Geografia, não correspondem especificamente ao objetivo proposto pelo tema das novas regionalizações. A Agenda XXI (A) e as políticas de biodiversidade (B) tratam de questões ambientais importantes, mas não focam na reconfiguração espacial contemporânea. Já a análise de padrões de produção e consumo (C), ainda que relacionada à sustentabilidade, não aborda diretamente o processo de transformação das regionalizações mundiais.
Portanto, a habilidade de decodificar imagens para compreender os processos de territorialização e desterritorialização (D) constitui o eixo central para trabalhar as novas configurações do espaço mundial na era da informação, permitindo aos alunos visualizar concretamente as complexas relações entre tecnologia, poder e organização espacial na contemporaneidade.
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