Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais. Às grandes diferenças naturais existentes, juntam-se as disparidades humanas. Assim, para conhecer melhor o território brasileiro, a forma encontrada foi dividi-lo regionalmente. Entre os tipos de divisão regional existentes, assinale a opção que se ajusta melhor ao processo de formação histórica-territorial do país.

O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais.
Às grandes diferenças naturais existentes, juntam-se as
disparidades humanas. Assim, para conhecer melhor o território
brasileiro, a forma encontrada foi dividi-lo regionalmente. Entre
os tipos de divisão regional existentes, assinale a opção que se
ajusta melhor ao processo de formação histórica-territorial do
país.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Brasil, como um país de dimensões continentais, apresenta uma complexa diversidade tanto em aspectos naturais quanto humanos. Essa heterogeneidade levou à necessidade de criar divisões regionais que facilitassem o entendimento e o planejamento territorial. Entre as opções apresentadas, a divisão em três regiões geoeconômicas é a que melhor reflete o processo histórico-territorial do país.

Essa divisão, proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967, leva em consideração não apenas critérios físicos, mas principalmente aspectos socioeconômicos e históricos. As três regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – representam áreas com dinâmicas econômicas e processos de ocupação distintos, que foram se consolidando ao longo da formação do território brasileiro.

O Centro-Sul corresponde à região de ocupação mais antiga e de maior desenvolvimento econômico, com forte industrialização. O Nordeste, apesar de também ter sido uma área de ocupação precoce, apresenta características econômicas e sociais distintas, marcadas pelo ciclo da cana-de-açúcar e por períodos de seca. Já a Amazônia representa a fronteira de expansão mais recente, com uma economia baseada no extrativismo e em projetos de colonização.

Essa divisão é mais adequada para entender o processo histórico-territorial porque vai além dos limites políticos estaduais e considera as verdadeiras dinâmicas econômicas e sociais que moldaram o país. Diferente da divisão em cinco macrorregiões, que segue principalmente critérios político-administrativos, a divisão geoeconômica revela as profundas desigualdades regionais e os diferentes ritmos de desenvolvimento que caracterizam a formação do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *