A metrópole é o lugar em que se dão sucessivas adaptações do espaço urbano com o objetivo de atender às exigências do mundo moderno, o que a distingue de quaisquer outras cidades.Marque a alternativa CORRETA que identifica a distinção entre as metrópoles e as outras cidades.
A metrópole é o lugar em que se dão sucessivas adaptações do espaço urbano com o objetivo de atender às exigências do mundo moderno, o que a distingue de quaisquer outras cidades.
Marque a alternativa CORRETA que identifica a distinção entre as metrópoles e as outras cidades.
- A)Construção de habitações para absorver a população oriunda da zona rural.
- B)Construção de grandes avenidas perimetrais e radiais que cruzam a cidade.
- C)Implantação de infra-estruturas e serviços que interligam e polarizam vários centros urbanos.
- D)Revitalização do sítio urbano e dos centros históricos para preservar a memória urbana.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A metrópole se distingue das demais cidades por sua capacidade de constante transformação e adaptação às demandas do mundo moderno. Enquanto outras cidades podem apresentar características urbanas específicas, como expansão habitacional, grandes vias de circulação ou preservação histórica, a metrópole se define por sua função de polarização e integração de múltiplos centros urbanos.
A alternativa correta que identifica essa distinção é a C) Implantação de infra-estruturas e serviços que interligam e polarizam vários centros urbanos. Essa característica é fundamental, pois reflete o papel central das metrópoles como núcleos que articulam redes urbanas complexas, concentrando serviços especializados e infraestruturas capazes de conectar diferentes áreas em um sistema integrado.
As outras alternativas, embora possam ocorrer em metrópoles, não representam sua característica distintiva. A construção de habitações (A) e grandes avenidas (B) são processos comuns em qualquer cidade em expansão, enquanto a revitalização de centros históricos (D) é uma prática de preservação que não é exclusiva nem definidora das metrópoles.
Deixe um comentário